Parauapebas terá seu primeiro capítulo da Ordem DeMolay

Continua depois da publicidade

Uma das maiores organizações de jovens em todo o mundo, a Ordem DeMolay terá o seu primeiro capítulo em Parauapebas a partir deste sábado, dia 12 de fevereiro. A cerimônia de instalação se dará no templo da Loja Maçônica Lealdade e Justiça, nº 61, a qual é a patrocinadora e mantenedora da entidade no município. A Ordem DeMolay congrega rapazes dos 13 aos 21 anos.

Para a instalação do Capítulo Lealdade e Justiça nº 779 estarão na cidade as caravanas dos capítulos Pedro Marinho de Oliveira nº 220, de Marabá e Eunápio Ataíde Pinheiro nº 179, mais demolays de Belém. A solenidade deverá ser presidida pelo mestre conselheiro estadual, André José Pompeu e pelo grande mestre do Pará, Paulo Henrique de Ataíde Pereira.

A primeira turma de demolays de Parauapebas será formada por 18 jovens previamente selecionados na sociedade local e que são exemplo na vida social como estudantes, filhos e cidadãos.

A cerimônia restrita a maçons tem início às 14 horas, enquanto a solenidade aberta a convidados, pais dos demolays e comunidade em geral começa às 19 horas.

A instalação deste sábado é a segunda já realizada na atual gestão do Grande Conselho Estadual, que é filiado ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil. No mês passado o GCE instalou o Capítulo "Alcides Alves do Nascimento" nº780, na cidade de Uruará.

Por Patrick Roberto

[ad code=4 align=center]

25 comentários em “Parauapebas terá seu primeiro capítulo da Ordem DeMolay

  1. Anônimo Responder

    ei Jesus esta voltando e ele fala qu devemos adora somente um Deus o Deus que criou os seu e a terra que se chama Jesus de Nazaré.

  2. Elvis Viana Responder

    boa tarde!
    sou DeMolay do capitulo tucurui nº211 patrocinado pela loja maçonica Antonio Alves Martins.

    Estou morando em parauapebas a dois anos e sinto saudade so tempo de DeMolay..
    gostaria de saber o end: do capitulo pois pretendo retorna aprou o amor fraternaul que a entre os irmão.
    ..
    abraço a todos irmão DeMolay do capitulo Lealdade e Justiça nº 779

  3. Arthur Responder

    eu sou Demolay aki de Cáceres-MT eu sei oq é isso nao é isso que voces pensa.nois samos digno do que nois fazemos e nao tem nada a ver com demonio demolay é uma coisa e Maçonaria é outra por visto a Maçonaria é uma coisa muito diferente que demolay . assista o Filme o Tesouro Perdido 1 e 2 e para finaliza asista codigo da vici lá eles esprica melhor oq é Maçonaria e Demolay
    Abraço a todos os Demolay

  4. eumar Responder

    Gilvan o nome Demolay e um sobre nome de um maçon e que por sinal nao e ingles. demonio em ingles nao e demo e lay nao e lei,,,lei em ingles e law

  5. Maykon Borges Responder

    recebi um convite para entrar pra orden demolay, so que na cidade onde eu morava nao tinha capitulo, me mudei para parauapebas a pouco tempo espero fazer parte da ordem aqi em parauapebas…

    abraço

  6. Maykon Borges Responder

    gilvan meu caro, recebi um convite pra entrar para orden demolay, so que na cidade que eu morava nao tinha capitulo, mais a pouco tempo me mudei para a cidade de parauapebas, espero fazer parte da ordem aqi em parauapebas…!

    abraços ;]

  7. JF Responder

    Olá sou o MC do cápitulo Lealdade e justiça aqui de Parauapebas ..

    Fico muito triste em saber que em pleno século XXI existem pessoas com uma cabeça tão pequena ,com os olhos fechados para os entendimento da vida, não os culpo, é por isso que nós demolay existimos para levar oportunidades ,
    infelizmente no país que vivemos poucos tem direito a uma boa educação e cultura.
    O pior que Acabam falando asneiras sem ao menos saber
    do que falam ?
    do que se trata?
    de quem?
    A humidade tem esse mau , falam e aumentam quando o assunto nao lhe diz respeito ou são leigos nesses mesmos …

    Logo ,ter opnião é uma coisa difamar é outra , portanto meus caros irracionais antes
    falar algo procurem se informar ,
    No mínimo procure um pouco de conhecimento para esse seus pequenos cérebros!!! se é que.. tem…!!! N
    ós da Ordem Demolay sempre estaremos dispostos a dar esclarecimentos da forma que tarabalhamos desde que as pessoas tenham um pouco de racionalidade e bom senso. somos uma Ordem de princípios éticos e morais e não temos nada para esconder a ninguém..

    um fraterno abraço a todos , que o pai celestial ilumine a todos nós… e principalmente ……….

  8. araponga Responder

    Esse Gilvan é um tremendo de um ignorante; Antes de querer dar palpite naquilo que não conhece, deveria no mínimo ter noção do que escreve, buscar conhecimento. Aconselho primeiramente aprender a escrever; “siente” é com C –
    Vá estudar apedeuta.

  9. Ademir D. Fernandes Responder

    Belo post, ZeDudu.
    Estive lá no sábado, para prestigiar a fundaçao do Capítulo (que recebeu o nome “Lealdade Justiça” – em homenagem à Loja que o ilustre e saudoso S. Zezinho e outros abnegados fundaram em Parauapebas há mais de 20 anos). Valeu a pena ter ido; aprendi muito e me senti honrado de partilhar momentos preciosos com aqueles jovens tão queridos. Foram 12 iniciados e 13 alçados ao Grau De Molay. O Capítulo funcionará todos os sábados. É importante registrar aqui que não se trata de uma Ordem com ingresso reservado aos filhos e sobrinhos de Maçons, mas aberta a qualquer jovem que almeje combater a ignorância (inclusive aquela demonstrada aí ao norte …).
    Mais uma vez, parabéns pelo post e aos comentaristas acima, pelas notas de apoio. Os meninos aguardam uma visita do Blogger lá !

  10. Pedra Lapidada Responder

    Gilvan, francamente meu caro….Quanta petulancia..
    Cuidado com o que está oculto?
    Acaso não sabe que oculto é aquilo que não podes ver?
    Assim como seu cerébro…
    Antes de falar besteiras sobre moneclaturas,capitulos e etc, estude, pois essa é a maior virtude de um homem..
    Que G.’.A.’.D.’.U ilumine sua mente…

  11. Nome (obrigatório) Responder

    Zé em uma cidade onde em cada esquina tem uma igreja o que pode haver com isso é só pessoas idiotas como esse rapaz, que a tudo que não comunga com as doutrinas das igrejas associar ao demônio. O que precisa ser reafirmado nessa cidade é que ela é de todos e que todas as possibilidades de manifestação, cultural, religiosa, ideológicas e políticas precisam se expressarem e serem respeitadas.
    Não tenho nada contra quem tem sua religião e a defende, mas primo pelo pluralismo e pelo o respeito a qualquer manifestação deste tipo que possa ter.
    É inconcebível uma cidade desse tamanho e com essa diversidade de pessoas de todos os lugares do país e do mundo não haverem diversas tipos de manifestações.

  12. Sérgio Responder

    O Sr. Bill Clinton ficou mais famoso pelo boquete com a Mônica ( cadê a ética e a moral?). E o Sr. Lula, para os que são um pouco mais instruídos, demonstrou toda a sua ética, com os casos mensalão, Erenice, José Dirceu, Lulinha ( um porteiro de zoologico que no governo do pai saiu podre de rico, etc, etc e, para coroar brilhante governo, que os mais instruídos sabemos foi uma continuação dos governos anteriores ( FHC, Itamar – o mérito é de todos mas a ética do Sr. Lula não permite os louros para os demais ), distribuiu passaportes diplomáticos para toda a a família. Isto o que vazou, fora os apaniguados que a imprensa não teve interesse de divulgar. Talvez pelas falcatruas é que tudo por aí seja sempre secreto. Esperemos que os convidados a participar não sejam filhos dos políticos ( ou ex políticos ) daqui pois o 1º exemplo, sabemos, vem de casa.

  13. luz do dia Responder

    O desconheceimento è terrivel. Sou esposa de um maçon e nunca vi, senti ou vivenciei qualquer tipo de descriminação dentro da maçonaria no tocante as mulheres. Posso dizer que meu marido melhorou muito seu trato com a familia, em todos os aspectos depois que tornou-se um irmão. Existem em muitos livros e até na internet diversas informaçoes sobre a maçonaria e demolay. A leitura è excelente e o conhecimento/aprendizado evita comentarios despropositados. A loja do meu marido não è em Parauapebas é num rincao muito distante daqui, contudo, seja aqui ou nos EUA a irmandade è um exemplo.

  14. Patrick Responder

    Caro Gilvan, você está certo em exercer o seu direito de expressão e livre pensar. O equívoco está na forma de fazê-lo, uma vez que demonstrou preconceito, e, pior, uma analogia que nos fere.

    Como bem pudestes ler nas palavras do nosso sábio amigo ZeDudu, Maçonaria e DeMolay não são religiões e sim filosofias. Ninguém, para fazer parte, tem de fazer pacto com qualquer ser desconhecido ou sublimado. Ao contrário, é pré-requisito de que a pessoa creia em Deus, ou ela sequer é aceita.

    Com a mesma argúcia com que comentou aqui, sei que agora saberás dividir as coisas. Obrigado pela oportunidade.

  15. GILVAN Responder

    ACREDITO QUE TENHO DIREITO DE EXPRESSAR O QUE PENSO QUANDO DEUS CRIOU O MUNDO NÃO DEIXOU O HOMEM SÓ POR ISSO CRIOU UMA COMPANHEIRA PARA ELE, E TODOS SOMOS SIENTE DA IMPORTANCIA DO SEXO FEMENINO EM QUALQUER ESFERA SOCIAL MAS VEJO QUE AI É DIFERENTE.
    /

  16. Nome (obrigatório) Responder

    Valeu Zé Dudu, belíssima apresentação até eu que já muito mestre conselheiro da Ordem Demolay de Marabá, Loja Firmeza e Humanidade Marabaense não daria melhor resposta. Saiba que fui chamado das mais perversas ironias por ser Demolay, mais as pessoas esquecem que demoníacas são as suas posturas, querem agredir a Maçonaria pelo simples despeito de não ser convidado a participar dos rituais de irmandade e são incapazes de fazer alguma coisa pela sociedade infanto-juvenil de nosso país e em especial de Parauapebas. Esta, a cada dia se atola nas criminalidade, prostituição, uso de drogas (alcool, maconha, cocaína e outras mais) e o que é mais sério e grave, atingndoi todas as camadas sociais, é só olha a praça do cidadão todos os dias praticamente a noite, no centro os filhos de papaizinhos que roubam seus pais e nas ruas periféricas os marginalizados que roubam qualquer um.
    Gilvan saiba que vc nunca irá ver um Demolay fazendo estas coisas, pois um de seus princípios morais e éticos, da ordem e que ensina-se todos os sábados as seus seguidores, é a não adoração disto, é seguir a Bíblia, pois a leitura e reflexão da bíblia é umas das primeiras tarefas das reuniões, é ser irmão do próximo, é seguir a Deus com obediência aos pais e cuidar de sua sociedade. Talvez Gilvan ao invés de difamar vc deveria proclamar, ou então é vc que é Demo!

    Marcos Frazão

  17. GILVAN Responder

    É UMA NOMECLATURA NO MINIMO SUSPEITA:
    CAPÍTULO DE QUE?
    ORDEM DE QUEM?
    LEI?
    DeMo?
    CUIDADO COM O QUE ESTÁ OCULTO, AFINAL É MUITO ESTANHO.
    OU SERIA CAPITULO DA LEI DA ORDEM DO……………..?

    • Zé Dudu Autor do postResponder

      Caro Gilvan,

      A Ordem DeMolay é uma ordem secreta de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos , patrocinada pela Maçonaria, para jovens – do sexo masculino – com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos. Fundada nos Estados Unidos dia 18 de Março de 1919 em Kansas City, Missouri, pelo Maçom Frank Sherman Land, é patrocinada e apoiada pela Maçonaria, oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolay e Conventos (ou Priorados) da Ordem da Cavalaria, denominações das células da organização.

      A Ordem é inspirada na história de Jacques DeMolay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314 junto a outros membros da Ordem por não ter confessado as falsas acusações de pratica de diversos crimes, entre eles heresias e infidelidade à Igreja Católica, partidas do rei Filipe IV de França, e aceitas pelo papa Clemente V. Sendo motivo dessas acusações a ambição de Filipe pelas posses da antiga Ordem dos Templários, pois em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao Estado francês.

      Há cerca de 205 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil. O DeMolay que completa 21 anos de idade, é denominado Sênior DeMolay e passa a acompanhar os trabalhos da Ordem através da “Associação DeMolay Alumni”. No Brasil, distribuídos em mais de setecentos Capítulos, os milhares de DeMolays regulares de todos os estados da federação se reúnem freqüentemente.

      No mundo, a Ordem DeMolay pode ser encontrada em: Aruba (Países Baixos), Alemanha, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, Guam (Estados Unidos), Itália, Japão, México, Panamá, Paraguai, Perú e Uruguai.

      No dia 08 de abril de 2008, o Deputado Estadual de São Paulo Bruno Covas criou o Dia do DeMolay no Estado de São Paulo, através da Lei Estadual nº 12.905, a ser comemorado anualmente no dia 18 de março de cada ano. No dia 19 de janeiro de 2010, o então presidente da República Federativa do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, através da Lei Federal nº 12.208, insituiu o dia 18 de março como o Dia Nacional do DeMolay, seguindo o exemplo de Bruno Covas, que escolheu esta data por marcar a data de falecimento de Jacques DeMolay, herói mártir da Ordem.

      Alguns DeMolays famosos pelo mundo:

      Bill Clinton – Político 42º Presidente dos Estados Unidos
      Burl Ives – Cantor Folk
      Carl D. Albert – Político Porta Voz Casa Branca (1971-77)
      Cecil D. Andrus – Político Governador do Idaho (1971-77, 1987-95), Secretario do Interior dos E.U.A(1977-81)
      Dean Spanos – Dono do The San Diego Chargers(Time de Futebol Americano)
      Frank Borman – Foi o comandante da Apollo 8, primeira missão orbital a Lua em 1968, tendo recebido a primeira medalha de honra espacial do congresso
      Harold Schafer – Filantropo e Homem de Negocios Fundador da Gold Seal Company
      Henry M. Jackson – Político Senador Americano (1953-83)
      John Wayne – Premiado ator Norte-Americano
      Mel Blanc – Dublador “O homem de 1.000.000 de vozes” (Pernalonga,Patolino,Hortelino, etc …)
      Neil Armstrong – Astrounauta, comandante da missão Apollo 11. Famoso por ser o primeiro homem a pisar na Lua
      Reubin O’Donovan Askew – Político 37º Governador da Flórida (1971-1979))
      Walt Disney – Cartunista , Cineasta, Diretor

Deixe seu comentário

Posts relacionados