Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Turismo

Parauapebas exibe atrativos turísticos na 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo

O evento pretende receber 23 mil pessoas até amanhã, 28, no Pavilhão de Exposições no Anhembi, em São Paulo.
Continua depois da publicidade
Parauapebas exibe atrativos turísticos na 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa. Empresários, ministros, secretários estaduais do turismo, representações internacionais com embaixadas e consulados participaram da cerimônia de abertura da feira, que aconteceu ontem, 26. O evento pretende receber 23 mil pessoas até amanhã, 28, no Pavilhão de Exposições no Anhembi, em São Paulo.
“Conectar toda essa diversidade de players e assuntos em um espaço único é a proposta da edição desse ano da ABAV Expor”, disse o presidente da ABAV Nacional, Geraldo Rocha. De acordo com a vice-presidente, Magda Nassar, “mais de 570 áreas da economia são impactadas pelo turismo e em 2017 as operadoras do setor faturaram em média R$ 12.2 bi”. Ela ressaltou ainda a necessidade do envolvimento do setor público e a importância de parcerias para alavancar o turismo.
Parauapebas
Rica em minério, mais rica ainda em belezas naturais, culturais e gastronômicas. A cidade de Parauapebas, localizada no sudeste de Pará, possui uma variedade de bens que atraem os mais diversos tipos de turistas ao município. O intuito do trade turístico local é mostra que sua riqueza e potencial vão além do minério e que é possível aquecer a econômica do município com geração de emprego e renda por meio dessa nova matriz econômica.
Em sua primeira participação na ABAV Expo, Parauapebas apresenta para o Brasil e para o mundo as cinco rotas turísticas mais visitadas:
 – A Rota City Tour, onde o passeio é pelos principais pontos históricos e turísticos da cidade;
 – A Rota das Águas, que contempla balneários, piscina e cachoeira de águas termais, além de trilhas e degustação da culinária regional;
 – A Rota Indígena, que é uma verdadeira imersão na cultura dos povos nativos.
 – A Rota do Búfalo, que também tem como atrativo a gastronomia rural, a começar pela apresentação do processo de produção de derivados do leite de búfala, além da participação em atividades no campo com pequenos agricultores locais, que apresentam o processo de plantação, apicultura e degustação da culinária rural;
 – E a Rota Carajás, que já é conhecida mundialmente como uma das regiões mais ricas por sua biodiversidade.
A atração do stand de Parauapebas é o café de açaí, produzido na Área de Proteção Ambiental (APA) do Igarapé Gelado e queijo de búfala, vencedor do 1º Concurso Nacional de Queijo de Búfala realizado na Ilha do Marajó, no mês passado. Essa combinação, que é produzida na zona rural do município, está atraindo olhares, agradando o paladar e provocando nos visitantes um desejo por visitar a cidade.
Polo Araguaia Tocantins
“Estou muito alegre e satisfeito, porque vejo o stand maravilhoso de Parauapebas se apresentando pela primeira vez na ABAV. Foi uma surpresa muito agradável. Nós da ABAV Pa estamos elaborando os roteiros para os polos turísticos, que são seis, e toda a região de Parauapebas, Carajás, Marabá está no polo Araguaia Tocantins. Nos vamos fazer os roteiros turísticos para levar visitantes para essa maravilhosa região. Estão de Parabéns!”, disse o presidente da ABAV Pará, Joacyr Rocha.
O Polo Araguaia Tocantins é formado por municípios das regiões Araguaia, Carajás, Tocantins e Lago de Tucuruí. De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado, trata-se do maior polo turístico em termos da extensão territorial e diversidade natural e cultural. Parauapebas está entre as seis principais cidades de visitação para o turismo dentre desse polo. Tudo isso por conta da Flona Carajás.
Com cerca de 1,2 milhão de hectares de florestas preservadas, Carajás é composta pelo maior Parque de Cavernas Ferríferas do Brasil – o Parque Nacional dos Campos Ferruginosos – além de trilhas, cachoeiras e lagoas de águas cristalinas, onde podem ser praticadas atividades de canoagem, mergulho e stand up. Na região, também há centenas de espécies de aves, que coloca Carajás no ranking dos principais roteiros do mundo para quem deseja praticar a atividade de observação de pássaros, conhecida por Birdwatching. (Com informações da ABAV Expor e  Setur).

Deixe uma resposta