Parauapebas dispara quadro de medalhas no Open Nacional de Karatê no Distrito Federal

A Federação Paraense de Karatê (Fepak) volta para casa com mais de 30 medalhas na bagagem

Continua depois da publicidade

Neste final de semana atletas de Parauapebas estiveram representando o Pará no Open Nacional de Karatê, por meio da Federação Paraense de Karatê (Fepak), filiada à Confederação Nacional de Karatê do Brasil (CNKB), uma das responsáveis pela organização do Karatê no Brasil. O evento reuniu atletas de várias regiões do país e as lutas aconteceram em Brasília (DF) de 27 a 28 de agosto.  

A Fepak garantiu presença com 26 atletas na competição, e Parauapebas foi representada por três associações desportivas que desenvolvem um trabalho social na cidade com o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), o Instituto Samurai Zen, Instituto Ágape e a Associação Girão de Artes Marciais.  O estado do maranhão também foi representado pela Fepak, por meio da cidade de Coroatá com a associação Xeque-Mate através de convite. Ao todo a federação conseguiu um quadro de 36 medalhas (20 de ouro, oito de prata e oito de bronze) e a cidade de Parauapebas levou sozinha, 31 medalhas, no quadro geral da competição.

O evento aconteceu no ginásio principal da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) e contou com a participação de mais  900 atletas que representaram 12 federações de Karatê, onde cada uma recebeu o reconhecimento pelo trabalho frente a modalidade em suas respectivas regiões, porém no pódio apenas quatro puderam receber os troféus,  e a Fepak ficou em 2º lugar no ranking de classificação, onde a base de resultados se deu ao número de medalhas conquistadas. O evento marcou a retomada dos campeonatos nacionais que estavam paralisados devido a Covid 19 e para que o Open Nacional de karatê acontecesse, foi preciso seguir todos os protocolos de enfrentamento a doença, cada atleta pôde entrar acompanhado somente com duas pessoas.

Os critérios para as disputas foram as técnicas do Kata (luta imaginária de movimentos individuais) e Kumitê (luta de contato entre dois competidores, tanto no masculino quanto no feminino, de várias idades. A Fepak foi representada por meio do atual presidente Agnaldo de Sousa Medeiros,  o diretor técnico, Adaias Oliveira Fernandes e o diretor de Eventos, Josberto Rocha Girão.

 “A Prefeitura de Parauapebas por meio da Semel, e seu secretário Leandro gambeta, se tornam  grandes aliadas no desenvolvimento do esporte da cidade e foi graças a essa parceria,  que nossos atletas puderam  competir, o apoio na logística foi fundamental, agradecemos também ao vereador Francisco Eloecio, que tem levantado a bandeira do esporte de a pulso firme, estávamos  precisando de um representante a altura”, comentou o presidente da Fepak, Agnaldo Medeiros.

“Ao longo de mais de dez anos da existência da Fepak, pudemos ver inúmeros atletas subindo ao pódio, dentro das competições nacionais, pan-americano e mundiais, mas isso somente  foi  possível  com apoio, e o  governo está sempre atento a isso,   a prefeitura sempre apoiou a prática esportiva das artes marciais, mas no decorrer desses meses percebemos que o diálogo está mais próximo e a Semel nunca  mediu  esforços para apoiar os atletas de alguma forma e mostrar lá fora  ao subir no pódio que  aqui é um berço do  karatê”, declarou o diretor de Eventos da Fepak, Josberto Rocha Girão.

“Todo o trabalho desempenhado pelas OSC’s  desportivas que acompanharam a Fepak no Open Nacional, são instituições que a Semel tem a honra de trabalhar em equipe, elas tem tradição na cidade de Parauapebas e já proporcionaram  a conquista de vários atletas, podemos citar alguns deles,  Pedro Antônio Pereira da Cunha atleta  do Instituto Ágape é bicampeão Mundial de Karatê nas disputa da Escócia em 2018 e no Brasil em 2019, além de campeão sul-americano e  o Alex André de Vasconcelos Fontenele, campeão  mundial na Itália e levou o bicampeonato do Torneio Internacional Karatê no Peru. Já a Associação Girão de Artes Marciais (Agam) posso citar o atleta Jeckson da Costa Passos campeão mundial na Polônia e a Jeniffer Silva (Dara) campeã na Itália, na Sérvia e em São Paulo. A lista é imensa e parabenizo a todos que acreditam no esporte, e aos vencedores do Open Nacional de Karatê em Brasília”, declarou o secretário de esporte, Leandro Gambeta.

Após as competições do CNKB, a Fepak agora se prepara para seguir o calendário 2021. Nos próximos dias acontece a 2ª etapa do Campeonato Paraense que está marcado para 18 e 19 de setembro em Canãa dos Carajás, em seguida  será o  Open IGAM que será realizada em Paragominas nos dias 02 e 03 de outubro,    na sequência acontece o Open Internacional de 21 a 24 de outubro em Parauapebas no ginásio Islander Sousa, já para o mês de novembro,  as competições prometem agitar a 3º etapa do Campeonato Paraense de Karatê e para fechar o ano tem Campeonato Brasileiro de Karatê de 02 a 05 de dezembro em Brasília.  Lembrando que as classificações das competições das etapas paraenses servirão de ranking para os campeonatos nacionais, os resultados seguem para o pan-americano e mundial.

Por Cleidi Rodrigues Semel com informações da Fepak / Fotos: Arquivo Fepak

Deixe seu comentário

Posts relacionados