Paragominas perde três pontos e recebe multa de R$ 100 pela irregularidade do atacante Fidélis

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Por Fábio Relvas

Na semana passada, antes da bola rolar para a décima e última rodada da 1ª fase do Campeonato Paraense de 2018, o Parauapebas Futebol Clube, através de seu departamento jurídico, entrou com uma ação na Federação Paraense de Futebol (FPF), contra o Paragominas Futebol Clube, alegando que o Jacaré do Norte escalou de forma irregular, o atacante Fidélis, na partida entre Independente e Paragominas, no Estádio Navegantão, em Tucuruí, válida pela primeira rodada da competição estadual.

A denúncia do Parauapebas, que brigava diretamente com o Paragominas na luta contra o rebaixamento para a Segundinha, foi protocolada na sede da FPF, na capital Belém, e analisada pelo presidente do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PA), Dilson José Bastos de Lemos. O resultado saiu na tarde desta quarta-feira (21), com o Paragominas sendo punido com a perda de três pontos e mais uma multa de R$ 100.

Sendo assim, apesar da punição do Jacaré do Norte, o Parauapebas Futebol Clube vai mesmo disputar a Segundinha do Parazão em outubro de 2019. O time do Gigante de Aço teria chance se no caso tivesse empatado com o Bragantino na última rodada e o Paragominas perdesse para o Paysandu, mas nenhum resultado que poderia salvar a equipe da capital do minério aconteceu. O PFC caiu para o Tubarão, por 2 a 1, e o Jacaré conseguiu arrancar um empate diante do Papão em 1 a 1.

Com menos três pontos na tabela, o Paragominas que tinha 11, acabou com 8 pontos na classificação geral do Parazão 2018. A mesma pontuação que o Parauapebas, mas o detalhe da permanência do Jacaré do Norte na elite do futebol paraense é pelo fato de ter conquistado duas vitórias, contra apenas uma do Gigante de Aço. O critério de vitórias, segundo regulamento, é o primeiro para desempate.

“Mesmo com a perda dos três pontos do Paragominas não muda mais a história, o PFC já está na segunda divisão. Essa causa era praticamente ganha, mas não reverte mais em nada a situação e ontem praticamente já estava definido que o Paragominas iria perder três pontos. Mas estamos esperando o veredito hoje que ficou de sair às 17h e estamos aguardando o retorno do advogado”, afirmou Pedro Neto, vice-presidente do Parauapebas.

O Blog do Zé Dudu procurou a Federação Paraense de Futebol e o Paragominas Futebol Clube, mas ambos não se pronunciaram sobre o caso.

Publicidade