Pará deve receber 20 mil cruzeiristas nesta temporada

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Alemanha, Inglaterra e Estados unidos estão entre os países que partem em cruzeiros com destino a Belém e Santarém neste mês e no próximo. A temporada atual de cruzeiros, que teve início em outubro, já trouxe ao Pará cerca de 600 passageiros alemães e até dezembro recebe cerca de 7 mil turistas em mais oito cruzeiros, fechando o ano com 7,5 mil visitantes. Segundo João Ribeiro, da Amazon Incoming Service, principal operadora de receptivo de cruzeiros no Pará, a temporada 2012/2013, que segue até outubro do ano que vem, deve trazer quase 20 mil turistas no total, em 27 cruzeiros de diversas nacionalidades já confirmados.

image

Durante os dias 17 e 18 e 28 e 29 deste mês, devem passar por Belém os cruzeiros Aida e Silver Cloud, com passageiros da Alemanha e dos Estados Unidos, respectivamente. Ainda de acordo com João Ribeiro, “cada turista gasta, em média US$ 150, nas programações que envolvem visitas a locais turísticos, bares, restaurantes e lojas. Este valor pode ser maior se a visita envolver pernoite, o que aumenta o tempo de permanência”, explica.

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) promoveu há alguns meses, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), uma reunião para planejar ações de receptivo turístico que contou com a presença de representantes de diversas entidades e instituições públicas ligadas ao receptivo do Estado além de empresários do setor. “Foi a primeira de uma serie de reuniões com as entidades e empresas de receptivo de Cruzeiros para encontrarmos pontos em comum para melhor recebermos os turistas”, disse a presidente da Paratur, Socorro Costa, ressaltando o compromisso do Governo do Estado como articulador de parcerias das mais diversas esferas para a promoção do turismo como atividade geradora de emprego e renda para o Estado.

O cruzeiro alemão Amadea, inaugurou a temporada em Belém durante a realização do Círio de Nazaré, com 600 passageiros, participando também dos eventos da grande festa católica dos paraenses, época em que a cidade recebeu cerca de 67 mil turistas, segundo o Dieese Pará e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

De acordo com dados da Cruise Lines International Association (CLIA), divulgados pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), o Brasil é o quinto país que mais recebe turistas em cruzeiros marítimos no mundo. Na temporada 2010/11, foram transportados 793 mil passageiros pela costa brasileira, o melhor resultado de todos os tempos.

Fonte: Informativo da Indústria Turística Brasileira

2 comentários em “Pará deve receber 20 mil cruzeiristas nesta temporada

  1. Leonardo Soares Responder

    É uma excelente notícia, mas por outro lado é lamentável. Excelente pelo turísmo que enriquece a região e lamentável pela falta de visão, iniciativa, atitude,qualidade para atender o turísta. O trade hoteleiro precisa melhorar em suas infra-estrutura, bem como a qualificação profissional dos ” empresários”, que não respeitam o turista. Paratur é uma vergonha não entende nada, mas absolutamente nada de gestão em turismo é um orgão inútil, sem planejamento, sem competência, funciona apenas com o intuito de cumprir com algum protocolo, aliás em se tratanto do Pará em termos de turismo, só lamentamos.
    O que poderia ser melhorado seria a iniciativa privada mas nem isso se pode esperar, do governo aff, esquece. Quem perde muito com isso é o Brasil, se for pra ser representado por este Pará,é só vergonha.

  2. Gilberto Responder

    È interessante,e muito bom para nosso estado, é uma vergonha a sujeira que ainda tem por la, é horrível!!!

Deixe seu comentário

Posts relacionados

%d blogueiros gostam disto: