Palmares, Guanabara e Independente conquistam o título do Campeonato Municipal de Futsal

A competição que começou em outubro conheceu os campeões em noite de festa no Ginásio Poliesportivo

Continua depois da publicidade

O Campeonato Municipal de Futsal de Parauapebas chegou ao seu final. Após dois meses de disputas acirradas, as finais foram realizadas na noite desta sexta-feira, 10, no Ginásio Poliesportivo Islander Souza, no bairro Beira Rio. Com o público liberado, as torcidas das equipes envolvidas lotaram as arquibancadas e fizeram uma grande festa durante as partidas decisivas.

O jogo que abriu a noite do futsal foi a final do feminino, entre as equipes da Palmares e ACAP. A partida foi acirrada do início ao fim. Na reta final do primeiro tempo, Baião tocou para Marcela, que com tranquilidade dominou e chutou na saída da goleira Nielma, marcando 1 a 0 para a Palmares.  Na etapa final, a ACAP foi para cima. Andressa fez boa jogada individual, se livrou da goleira Caroline, e tocou para Mikaelly, que sozinha deixou tudo igual, 1 a 1.

Nos minutos finais da partida, Amanda “Neymar” recebeu a bola na esquerda da quadra e quase sem ângulo, conseguiu chutar e vencer a goleira Nielma, marcando o gol que deu a vitória e o título de bicampeão para a Palmares. Placar final: Palmares 2 x 1 ACAP.  “A gente sempre foi em busca desse bicampeonato. Sabíamos que não seria fácil porque a ACAP tem uma grande equipe, mas graças a Deus a gente saiu campeão”, afirmou Rosângela “Sorriso”, atleta da Palmares.

Antes da bola pesada rolar para a grande final da segunda divisão, houve uma apresentação de freestyle, que é uma variante do futebol em que o jogador realiza manobras com uma bola, equilibrando em várias as partes de seu corpo. O atleta participante foi Maurício Silva, de 28 anos, que veio da cidade de Santa Izabel do Pará e levantou a galera no ginásio de Parauapebas.

Logo após a apresentação, as equipes do Guanabara e do PA Futsal adentraram em quadra com um barulho ensurdecedor vindo das arquibancadas. Nem bem a bola rolou, o PA Futsal abriu o marcador com Daniel Alves, o popular Capu, que recebeu passe na frente e chutou na saída do goleiro Tiago, 1 a 0. No segundo tempo, Capu apareceu novamente e chutou forte, a bola passou por entre as pernas do goleiro Tiago, colocando 2 a 0 no placar para o PA Futsal.

O Guanabara resolver reagir na partida e foi para cima do adversário. Rafinha cobrou escanteio, a bola passou do goleiro Aldo e Yuri Gabriel, o Gabigol, apareceu livre na área para diminuir o placar do jogo. A dobradinha se repetiu e Rafinha deixou Gabigol de frente para a meta adversária e o artilheiro não perdoou e deixou tudo igual: 2 a 2, para a festa da torcida nas arquibancadas.

A dupla estava demais e não parou por ai. Em outra grande jogada de Rafinha, o jogador se livrou da marcação e deu passe certeiro para Gabigol, que com tranquilidade, teve tempo de dominar e chutar para o fundo da meta adversária, virando o jogo, assinalando três gols e fazendo o chamado “hat-trick”. Placar final: Guanabara 3 x 2 PA Futsal. O Guanabara, que foi o campeão do Copão, conquistou o seu primeiro título do Campeonato Municipal de Futsal.

“Nossa equipe entrou focada, mas desatenta no início do jogo e levou dois gols. Nós não abaixamos a cabeça e seguimos firmes e fortes. Deus nos abençoou, lutamos até o fim e conseguimos a virada. Só agradecer a Deus pelos três gols que marquei nessa final. Dedicar o título para a minha cidade de Belém, para a minha família e aos meus amigos que estão lá e torceram por mim, o título é deles também”, disse Gabigol, o craque do jogo e que decidiu o título para o Guanabara. 

Assim que terminou a final emocionante da segunda divisão, aconteceu a apresentação da turma dos esportes radicais de Parauapebas, onde rampas foram colocadas na quadra do Ginásio Poliesportivo para grandes manobras do BMX, quando atletas deram um show à parte com suas bicicletas especiais e que fizeram os torcedores se agitarem nas arquibancadas vibrando a cada salto.  

Na decisão da primeira divisão, o clássico do bairro Primavera, entre as equipes do Independente e do Rola Papo. A final era muito aguardada por toda a rivalidade, mas as duas equipes fizeram um jogo morno até o apito final com o placar terminando empatado sem gols. Com o empate, os times foram para a prorrogação. Na reta final do primeiro tempo, Lucas Silvio recebeu da direita, se livrou da marcação e chutou no canto esquerdo do goleiro Shelton, marcando 1 a 0 para o Rola Papo.

No segundo tempo da prorrogação, o time do Independente correu atrás e chegou ao gol de empate, depois que Anderson recebeu na direita e soltou o pé, o goleiro Kutello aceitou e a bola foi parar no fundo do gol, 1 a 1. Com mais um empate, a decisão do título foi para os pênaltis. Quando a disputa estava empatada em 5 a 5, os goleiros foram para as cobranças. Shelton cobrou e fez para o Independente, enquanto que Kutello bateu e perdeu para o Rola Papo. Placar final: 6 a 5 para o Independente, que conquistou o octacampeonato. ]

No final, aconteceram as premiações para os melhores do Campeonato Municipal de Futsal, com as entregas saindo das mãos de Leandro Gambeta, secretário de Esporte e Lazer; Jorge Guerreiro, adjunto da Semel; Francisco Eloecio, vereador com forte representatividade no esporte; Dinho Marcos, coordenador geral de esporte da Semel. Foram eleitos os goleiros menos vazados, artilheiros, craques e revelações no feminino, 2ª e 1ª divisões do masculino.

Por Fábio Relvas / Fotos: Lenno Costa