Tucuruí

Organização das Cooperativas Brasileiras no Pará terá escritório em Tucuruí

Implantação do escritório local se dá por meio de cooperação técnica entre a OCB e a Prefeitura de Tucuruí, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico

A Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Pará OCB/PA inaugura seu escritório em Tucuruí amanhã, quinta-feira (23). O evento acontece às 16h na sede da Prefeitura de Tucuruí. O objetivo da presença da entidade é reaquecer a economia de Tucuruí por meio do cooperativismo. O escritório fica localizado na rua Raimundo Ribeiro de Souza, n° 1, na sede da prefeitura.

A implantação do escritório local se dá por meio de cooperação técnica entre a OCB e a Prefeitura de Tucuruí, por intermédio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. A abertura do espaço deve fortalecer as cooperativas no município e na região do entrono do Lago.

A OCB/PA promove o cooperativismo nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e lidera o movimento dentro e fora do Estado. É a entidade máxima de representação das necessidades dos cooperados visando proporcionar benefícios que o cooperativismo é capaz de trazer para as pessoas, para a economia e para o planeta.

Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA, explica que a prefeitura cedeu um espaço e um servidor público que atuará como braço operacional da entidade. A intenção é que os produtores interessados possam ter acesso a serviços no escritório. Registro de cooperativas, qualificação profissional, aprimoramento da gestão de cooperativas, fomento para abertura de mercado, representação política, assessoria jurídica e promoção social, são alguns dos serviços oferecidos pela Organização e passam a serem opções para os cooperados ou interessados em criar cooperativas.

Conforme o prefeito Artur Brito, a intenção, com a implantação da OCB em Tucuruí, é potencializar a criação de políticas públicas para apoio, incentivo e fomento das cooperativas para geração de renda para a população.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Hernandes Vaz, explica que grande parcela das cooperativas na região está paralisada ou inativa. Quadro que tende a mudar com a implantação do escritório local e com os esforços do poder público.

Raiol explica, ainda, que a partir de agora, será estruturado um plano de atuação conjunta para agregar, organizar e profissionalizar os agentes envolvidos com as cooperativas.  “Convidamos a todos os cooperativistas tucuruienses para prestigiar este momento especial para o município. Vamos escrever uma nova história para o desenvolvimento socioeconômico na região com as marcas de um modelo econômico solidário, organizado e profissionalizado”, reiterou o presidente do Sistema OCB/PA.

Deixe seu comentário