Infectar mosquito com bactéria diminui sua expectativa de vida e também sua fertilidade.
Pesquisas realizadas mostraram que a bactéria Wolbachia pode se tornar a mais nova arma na luta contra o Aedes aegypti, principal transmissor dos vírus da dengue e da febre amarela.
Segundo pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, em artigo publicado na revista especializada americana “Science”, ao infectar o mosquito com o micróbio, seria possível reduzir em menos da metade sua expectativa de vida, o que diminuiria significativamente a chance do A. aegypti transmitir os vírus da dengue.
O vírus da dengue precisa de um tempo de aclimatação no organismo do mosquito para ser transmitido ao ser humano. Com a morte prematura dos mosquitos, menos cópias do vírus seriam transmitidas.
Para que possamos utilizar essa arma mais pesquisas serão realizadas. E até lá, ainda devemos nos previnir com relação a dengue. Evite deixar água parada em pneus, vasos e garrafas. Mantenha a caixa d’água de sua residência sempre limpa e informe vizinhos e parentes quanto as formas de se previnirem.