MP/PA quer o trânsito municipalizado em Nova Ipixuna e Bom Jesus

O motivo é o alto índice de acidentes na região, envolvendo sobretudo motos, os quais causam impacto direto na ocupação dos hospitais

Continua depois da publicidade

A municipalização do trânsito foi tema de reuniões e debates nos municípios de Nova Ipixuna, na segunda-feira (09) e Bom Jesus do Tocantins, na última terça-feira (10), tendo a primeira ocorrido na Câmara Municipal (9), e a segunda (dia 10), no gabinete da prefeita de Nova Ipixuna, Maria das Graças Medeiros Matos. As duas reuniões foram convocadas pela promotora de Justiça Mayanna Silva de Souza Queiroz, do Ministério Público Estadual, com a presença de representantes do município. O tema é uma das metas do plano de atuação da promotoria para o biênio 2018/2019.

Mayanna Queiroz explicou que o motivo de ter escolhido a municipalização do trânsito como meta para atuação da promotoria foi o alto índice de acidentes na região, envolvendo especialmente motocicletas. Segundo ela, os traumas e ferimentos causados pelas colisões impactam diretamente na ocupação dos hospitais.

Durante a reunião em Nova Ipixuna, o secretário de Saúde Francisco Saraiva Pereira explicou que tem tido muitos problemas, devido aos acidentes na cidade. ”Isso demanda um esforço maior do poder público para poder atender os casos, que normalmente são encaminhados para o Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá, pois são traumas de média e alta complexidade, e os custos acabam se tornando altos para o município e Estado”, explicou o secretário.

Já no encontro de Bom Jesus do Tocantins, o prefeito João da Cunha Rocha apresentou um projeto de lei que será encaminhado à Câmara do município, para a criação do órgão municipal de trânsito. O projeto foi revisto durante a reunião, com sugestão de alterações pelos participantes.

Os representantes do Conselho Estadual de Trânsito do Pará (Cetran/PA), tenentes-coronéis Erick Miranda e Wender Morais, da Polícia Militar, informaram que prestarão o apoio necessário para que o processo aconteça sem maiores problemas, mas observaram que o município deverá providenciar a estrutura mínima para que o departamento de trânsito municipal seja instalado.

Após explanações, a promotora de justiça ressaltou a necessidade de trabalhar a educação para o trânsito, e disse que irá encaminhar Recomendação para que o município de Bom Jesus do Tocantins providencie as adequações necessárias à municipalização do trânsito na cidade, para passar a integrar o Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Participaram também da reunião de municipalização do trânsito em Nova Ipixuna, a assessora da prefeitura Aderlane Fernandes; Valteir Ferreira, chefe de Gabinete; Luana Medeiros, assessora Jurídica; os vereadores Abílio Neto e Doralice de Almeida Amaral; o secretário de Obras, Eugenio Manoel; a engenheira da Secretaria de Pbras, Cleiciane Costa; o secretário municipal de Educação, Williamson Lima; o secretário de Saúde, Francisco Saraiva Pereira; Vaniel Gomes Reis (Condec); e os conselheiros do Cetran/PA.

Em Bom Jesus do Tocantins, os participantes da reunião foram o vereador Antônio Nanô de Freitas, presidente da Câmara Municipal; Hélio Borges, chefe de gabinete da prefeitura e Clévia Lacerda, Assessora Jurídica do município.

(Ascom MPE/PA)