MOBILIZAÇÃO GARIMPEIRA

Continua depois da publicidade

Cerca de 200 líderes garimpeiros de vários municípios do Maranhão, Piauí, Tocantins e do próprio Pará, estarão se reunindo no próximo dia 3,sábado, na cidade de Imperatriz – MA, para debater a formação de uma chapa que possa vencer as eleições para o Conselho Administrativo e Conselho Fiscal da Coomigasp.

As eleições foram convocadas pelo interventor Guilherme Ventura e ocorrerão no dia 25 de janeiro. A desembargadora Maria Rita Xavier, a juíza Andréia Brito da Comarca de Curionópolis e o próprio Ministério Público estão plenamente de acordo com a realização das eleições em Curionópolis por motivo de segurança ao pleito. O voto será feito através de urnas eletrônicas de propriedade do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará.

Na reunião de Imperatriz estarão presentes alguns nomes de peso para disputar o comando da Coomigasp entre eles Jessé Simão, dirigente da Freddigasp e o ex-presidente da cooperativa, Valder Falcão. A escolha de um nome será consensual entre o colegiado de líderes.

Uma carta proposta voltada para o povo garimpeiro será lançada contento os compromissos que a futura Diretoria Administrativa terá com o desenvolvimento industrial, econômico e social da mina e da sociedade.

A mudança da sede administrativa da Coomigasp para o centro da cidade de Curionópolis, medida tomada pelo interventor Ventura, conta com o apoio e aceitação do povo garimpeiro.

O futuro presidente terá que concordar com o que defende a Agasp Brasil e as suas entidades parceiras, de que os mais de R$ 300 milhões retidos na Caixa devem ser pagos diretamente a cada um dos garimpeiros. Caberá a diretoria eleita a não pagar quem forjou processos na justiça com objetivo de roubar o dinheiro da sociedade.

Outra medida que deverá ser tomada, será que as delegacias regionais da Coomigasp serão devidamente implantadas nos oito estados do Brasil ( Pará, Maranhão, Piauí, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Ceará e Brasília). Essa providencia irá reduzir a distancia entre a cooperativa e seus associados. Através dessas delegacias o garimpeiro sócio além de pagar suas mensalidades poderá também dar o seu voto on-line em decisões de assembléias, sem ter que necessariamente se deslocar até a sede central da Coomigasp.

A vitória de Chamozinho para prefeito de Curionópolis, cujo cargo exercerá a partir de 1º de Janeiro do próximo ano, abre grandes perspectivas na formação de uma parceria entre Governo do Estado do Pará, Prefeitura Municipal de Curionópolis e Coomigasp para a implantação de inúmeros programas sociais voltados em beneficio a pequena comunidade de Serra Pelada.

Fonte: AGASP