MEC dá aval para Unama começar a funcionar em Parauapebas

Portaria assinada na última quinta pelo ministro Abraham Weintraub e publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União garante credenciamento da faculdade por durante quatro anos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Uma medida do ministro da Educação, Abraham Weintraub, abriu possibilidade para que a faculdade Unama, mantida pelo grupo Ser Educacional S.A., possa iniciar suas atividades no município de Parauapebas imediatamente. É que foi publicada na edição desta segunda-feira (23) do Diário Oficial da União (DOU) a portaria de número 1,656, assinada na última quinta (19) pelo ministro, credenciando a tradicional universidade particular. As informações foram levantadas com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu. A portaria pode ser conferida aqui.

De acordo com a publicação do DOU, o processo da Unama tramitava no Ministério da Educação (MEC) desde 2017. A pasta homologou o parecer de credenciamento, dando aval para que a Unama se instale na Rua F, Bairro União. O credenciamento é válido por quatro anos.

Desde janeiro, o MEC tem acelerado a abertura de novas universidades particulares no país. Pedidos de credenciamento que estavam parados havia anos na pasta foram liberados para análise do Conselho Nacional de Educação (CNE). Ao todo, o MEC despachou 120 processos de credenciamento, quase o dobro de anos anteriores.

A maior parte dos procedimentos recebe parecer favorável no CNE e, pouco depois, é homologada pelo ministério. Esse é o primeiro passo para que uma nova universidade ofereça cursos. Dos 120 processos encaminhados neste ano, apenas dez tiveram avaliações desfavoráveis no conselho.

O Blog do Zé Dudu consultou o portal de processos do MEC e constatou que, de fato, a “Unama Pebas” (nome fantasia da faculdade) já está ativa. Seu código entre as instituições de ensino superior é o de número 22.212, porém ainda não constam os prováveis cursos de graduação e pós-graduação que a faculdade pretende ofertar aqui em Parauapebas.

Publicidade