Maurílio Monteiro é reeleito reitor da Unifesspa com 84% dos votos válidos

O professor Fábio dos Reis Ribeiro de Araújo ficou em segundo lugar, com 8,7% dos votos; e o professor Francisco Ribeiro da Costa obteve 6,9% da votação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A chapa “Mais Unifesspa”, encabeçada pelo professor Maurílio de Abreu Monteiro, foi eleita pela comunidade universitária com 84,4% dos votos válidos. Em votação realizada na última quinta-feira (21), alunos, técnicos administrativos e professores decidiram reeleger o candidato para conduzir a Unifesspa pelos próximos quatro anos.

De acordo com o resultado preliminar divulgado pela Comissão Eleitoral, na manhã desta sexta-feira (22), a Chapa “Nossa Unifesspa: Inovadora, Participativa e Excelente”, do professor Fábio dos Reis Ribeiro de Araújo, ficou em segundo lugar, com 8,7% dos votos; e a chapa “Nossa Unifesspa: Universalidade, Excelência e Diversidade”, do professor Francisco Ribeiro da Costa, obteve 6,9% dos votos, alcançando a terceira colocação.

Considerando o total de votos computados (válidos, nulos e brancos), os técnicos administrativos somaram 261 participações, registrando o maior percentual de votantes (88,5%).  Entre os docentes, foram contabilizados 394 votos, o equivalente a 85,8% do total de aptos a votar nesta categoria. Já entre os estudantes, foram apurados 1.996 votos, com um percentual de 36,4%.

Maurílio Monteiro obteve 316 votos de docentes, com um percentual de 83,6%; 1.503 votos de alunos (82,9%) e 219 votos de servidores técnico-administrativos (89,4%). De acordo com o cronograma do processo eleitoral, o período de interposição de recursos será de dois dias (25 e 26 de maio). O resultado dos recursos interpostos será divulgado no dia 28 de maio. A reunião do Conselho Universitário (Consun) para homologação do resultado do Processo de Consulta e elaboração da lista tríplice acontece no dia 2 de junho e o envio da lista ao Ministério da Educação está previsto para 10 de junho de 2020.

Estavam aptos a votar 6.140 membros da comunidade universitária e 42,69% compareceram à urna eletrônica. Na eleição realizada em 2016, que também ocorreu de forma on-line, porém, com os demais processos realizados presencialmente, foi registrada uma participação de 30,79%, o que demonstra um crescente engajamento da comunidade acadêmica, mesmo diante da suspensão das atividades presenciais, em função da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Em declarações ao Blog do Zé Dudu, na tarde desta sexta-feira, o reitor reeleito destacou que a consulta à comunidade foi muito especial, pois, mesmo em meio à pandemia, foi possível realizar um debate amplo, discutir problemas e soluções e reforçar a democracia interna.

“Foram milhares de votantes. Sem dúvida é mais uma vitória coletiva, uma grande e importante conquista da comunidade acadêmica e da nossa ‘Unifesspinha’. Sou, também, imensamente agradecido a todos os 84,4% que depositaram, em nós, confiança e seu voto. Agora o momento é de união e de seguirmos juntos”, concluiu.

(Com informações da Ascom Unifesspa)

Publicidade