Marabá: Donos de bares, artistas e músicos não aceitam decreto

Empresários e profissionais que atuam em eventos na noite marabaense interditaram o “Bambuzal” em protesto contra o fechamento da atividade par conter o coronavírus

Continua depois da publicidade

A última esperança dos donos de bares e casas noturnas e também artistas e outros profissionais da noite de manter seus estabelecimentos abertos (pelo menos até meia-noite) caiu por terra. A prefeitura de Marabá anunciou um novo decreto (Nº 156), alinhando-se ao Decreto Estadual (Nº 800), que determina o fechamento desses estabelecimentos até segunda ordem para conter o avanço da covid-19 no Estado. Com isso, eles fizeram protesto na tarde desta sexta-feira (22), interditando a principal entrada da Marabá Pioneira.

No entendimento dos representantes da Associação dos Bares, Casas Noturnas, Distribuidoras, Conveniências, Lanchonetes, Músicos e Artistas do Estado do Pará, a região sudeste do Pará (de risco intermediário) não é a mesma do oeste paraense (que ficam na fronteira com o Amazonas, onde a situação e crítica).

Para dispersar o protesto desta tarde, a Polícia Militar foi acionada e conversou com os manifestantes, convencendo-os a manter audiência com representantes da Prefeitura Municipal, para liberar a via e tentarem resolver de forma diplomática a situação. Mas por enquanto está mantido o fechamento dos bares.

No decreto municipal, publicado hoje, o Executivo Municipal entende a situação atual demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a proliferação da doença.

Por isso, logo no Artigo 1º do decreto fica proibida a abertura de bares, como medida de enfrentamento à covid-19, no âmbito do Município de Marabá. Além disso, fica reduzido o horário de funcionamento dos restaurantes, distribuidoras de bebidas e espaços de eventos, que só poderão funcionar até meia-noite, ficando limitados a funcionar com 50% de sua capacidade total, sob pena de cassação de Alvará de Funcionamento.

O município de Marabá tem mais de 12,7 mil casos de covid-19, 254 óbitos confirmados oficialmente e uma taxa de ocupação de leitos de UTI de 96%.