Mais de 120 moradores do distrito de Serra Pelada recebem capacitação da SPCDM

Continua depois da publicidade

Empresa qualifica a população para o mercado de trabalho e promove qualidade de vida a mais de 100 famílias da região

Por meio do Centro de Desenvolvimento Comunitário (CDC), a Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM), uma associação Colossus Minerals e Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), deu início em março aos cursos Cozinha Brasil e Cozinheiro Básico para capacitar a mão de obra local.

Fruto de uma parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), o Cozinha Brasil beneficiou cerca de 100 famílias. Durante uma semana, os participantes foram orientados sobre como preparar refeições de forma inteligente e sem desperdício, trazendo à mesa cardápios saborosos, com alto valor nutritivo e baixo custo.

A cozinheira Cleusa Maria da Conceição, 51 anos, mãe de dez filhos, diz que além da alimentação mais nutritiva e rentável que passará a adotar em sua família, as aulas irão auxiliar na renda. “O curso contribuiu muito para a comunidade, aprendemos que podemos até ganhar dinheiro se nos dedicarmos a esta atividade da maneira correta”.

Além de gerar conhecimento e bem-estar, a SPCDM preocupa-se também com o desenvolvimento socioeconômico da região. Em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), realiza o programa Cozinheiro Básico, direcionado a profissionais do setor e pessoas que desejam especializar-se na área. As tiveram início na primeira quinzena de março e terá seis meses de duração.

Os vinte participantes selecionados são orientados a preparar refeições de acordo com as normas e procedimentos técnicos de higiene e manipulação de alimentos, qualidade, saúde, segurança e preservação ambiental. Ao concluir a capacitação, estarão aptos a desempenhar as atividades na cozinha com excelência, levando em consideração o trabalho em equipe e a qualidade no serviço.

Valdicéia Viana Moraes, 27 anos, é profissional do setor de alimentos e avaliou o treinamento como essencial para a comunidade e para o aprimoramento na área em que atua. “O curso foi muito bem elaborado e enriqueceu a nossa vida. Tenho certeza de que ter um certificado do Senac irá mudar minha trajetória profissional. Estou aprendendo a trabalhar em equipe e administrar com eficácia uma empresa de alimentação”, conta.

“Capacitar pessoas e proporcionar ferramentas para gerar emprego e renda para a comunidade é uma prioridade para a Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral. Para que haja desenvolvimento econômico na região, precisamos investir nas pessoas”, ressalta José Maurício Coelho Filho, gerente de Relações Institucionais da SPCDM. “Com o número de inscrições nos cursos realizados pelo CDC e os agradecimentos da população, sentimos que estamos no caminho certo para essa conquista”.

Sobre a SPCDM
A Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM) é resultado da sociedade entre a Colossus Mineração Ltda., empresa brasileira do grupo canadense Colossus Minerals Inc., e a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp). Atualmente em fase de desenvolvimento, a SPCDM avança em seu objetivo de tornar-se a próxima produtora de metais preciosos no Brasil. Para isso, é liderada por executivos com sólida experiência e carreiras de sucesso nas áreas de gestão de negócios, geologia, engenharia e desenvolvimento de minas.

1 comentário em “Mais de 120 moradores do distrito de Serra Pelada recebem capacitação da SPCDM

Deixe seu comentário

Posts relacionados