Jornada Pedagógica sinaliza início das aulas na rede municipal de ensino

O tema do encontro, que contou com a participação de mais de 1.700 educadores, foi “O Ciclo de Desenvolvimento Humano na Perspectiva de uma Educação Humanizadora”

Continua depois da publicidade

Com o objetivo de proporcionar aos educadores um espaço de debate, partilha e aquisição de novos conhecimentos, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu nos dias 17 e 18 de janeiro, no Plenário da Câmara Municipal de Parauapebas, a Jornada Pedagógica 2019. O evento trouxe como tema “O Ciclo de Desenvolvimento Humano na Perspectiva de uma Educação Humanizadora” e contou com a participação de mais de 1.700 educadores – professores, coordenadores, diretores e técnicos – da rede municipal de ensino.

O professor Lino de Macedo foi dos palestrantes da jornada. Ele é graduado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto (SP), mestre doutor e livre docente em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), membro da Academia Paulista de Psicologia e Professor Emérito pelo Instituto de Psicologia da USP.

A programação que atendeu a todos os seguimentos de ensino foi dividida em quatro momentos:

Dia 17, 1° Momento: De 8h30 às 12h – Educação Infantil, com o tema “O magistério na educação infantil como prática humanizadora”.

Dia 17, 2° Momento: De 14h às 17h – Ciclos Iniciais e 1ª e 2ª Etapas da EJA, com o tema “O magistério nos anos iniciais da escola fundamental como prática humanizadora”.

Dia 18, 3° Momento: De 8h30 às 12h – Ciclos Finais e 3ª e 4ª Etapas da EJA, com o tema “Desenvolvimento de competências socioemocionais em alunos do sexto ao nono ano da escola fundamental”.

Dia 18, 4° Momento: De 14h às 17h – Equipe técnica da Semed, com o tema “A gestão escolar como prática humanizadora”.

Com o encerramento da Jornada Pedagógica, é o momento dos servidores da Semed, lotados em escolas e creches, se preparem para retornar à ativa nas salas de aulas ou nos setores administrativos da rede municipal de educação, que este ano prevê receber mais de 1.500 novos estudantes no ensino fundamental e na educação infantil (creche e pré-escola).

O anúncio já foi feito aos gestores escolares e técnicos, dando conta de que as aulas do ensino fundamental, educação infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino iniciarão dia 28 de janeiro. Já as atividades nas creches continuam previstas para o dia 11 de fevereiro.