Parauapebas: PAS nas Escolas é lançado para prevenir abuso sexual infantil

O projeto Prevenção ao Abuso Sexual - nas Escolas visa a autoproteção de crianças de 4 a 7 anos de idade contra abuso e exploração sexual, entre outras violações de direitos

Continua depois da publicidade

Nesta segunda-feira (4), aconteceu no auditório do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Parauapebas (Semed), o lançamento do projeto “Prevenção ao Abuso Sexual – PAS nas Escolas”. O ato marca um firme compromisso na luta pela prevenção e autoproteção das crianças de 4 a 7 anos de idade, contra as violações dos direitos, principalmente as que envolvam o abuso e exploração sexual.

O PAS nas Escolas é uma iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap), tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e concentra seus esforços, principalmente, nas crianças matriculadas nas creches públicas municipais. Além disso, o projeto se estende às crianças do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, sendo implementado em escolas cuidadosamente selecionadas nas áreas onde ocorre uma maior incidência de registros de violações dos direitos infantis.

Tia Laila: Uma Abordagem Lúdica

Uma das características marcantes do projeto é a forma como aborda um tema tão sensível. A campanha se esforça para tornar a aprendizagem sobre a proteção infantil leve, lúdica e divertida. Isso é alcançado pela figura cativante da “Tia Laila”, que desempenhará um papel crucial na realização das oficinas e na comunicação com as crianças.

Para o Comdcap, o PAS nas Escolas representa um passo significativo na direção certa, orientando as crianças e informando de forma lúdica sobre os cuidados do dia a dia e a autoproteção, deixando a criança preparada para enfrentar qualquer tipo de assédio ou violação de seus direitos.

(Ascom Comdcap)