Parauapebas

Joelma Leite propõe aquisição de coletes à prova de balas para agentes de trânsito

A parlamentar ressalta na proposição que a atividade exercida pelos agentes de trânsito municipais é bastante arriscada, tendo em vista a natureza fiscalizatória da função.

Objetivando garantir mais segurança aos agentes de trânsito de Parauapebas, a vereadora Joelma Leite (PSD) propôs ao prefeito Darci Lermen, por meio da Indicação n° 297/2019, a aquisição de coletes balísticos para equipar estes servidores durante o trabalho.

A parlamentar ressalta na proposição que a atividade exercida pelos agentes de trânsito municipais é bastante arriscada, tendo em vista a natureza fiscalizatória da função. “Muitas vezes eles se deparam com situações em que a legislação de trânsito é escancaradamente desrespeitada e ainda em situações em que a prática delituosa é latente, e o dever funcional de impedir a circulação dos veículos fiscalizados acaba provocando a insatisfação dos indivíduos abordados, muitas vezes exteriorizadas com agressões verbais e físicas”.

Para exemplificar os perigos a que esses servidores são expostos diariamente, Joelma lembrou o homicídio de um agente de trânsito que ocorreu em 2013, enquanto ele realizava fiscalização na Estrada Faruk Salmen, durante a Feira de Agronegócios de Parauapebas (FAP).

A vereadora destacou ainda que a disponibilização de coletes balísticos a agentes de trânsito é uma medida que vem sendo adotada em várias cidades pelo país, demonstrando a preocupação e o senso de responsabilidade da administração pública com seus servidores, o que consequentemente promove a garantia de mais segurança e eficiência na prestação de serviços públicos.

A Indicação n° 297/2019 foi aprovada por todos os parlamentares presentes na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (3) e será encaminhada para análise de viabilidade do prefeito e para a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, à qual o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) é vinculado.

Ascomleg

Deixe seu comentário