Internet em Parauapebas, um problema de fácil solução

Continua depois da publicidade

Como é do conhecimento de todos, a internet em Parauapebas e na maioria dos municípios paraenses é precária, levando o usuário muitas vezes a desistir de fazer alguma pesquisa ou enviar e receber arquivos. Assim como a maioria dos serviços essenciais oferecidos à população, falta vontade política para resolvê-lo.

A solução do problema internet em Parauapebas não é de difícil solução. Existe em Parauapebas um cabo de fibra ótica que pode ser disponibilizado para a prefeitura caso ela queira instalar internet Banda Larga na área urbana do município. Ele (cabo) está na linha de transmissão de energia elétrica que foi inaugurada há alguns anos e pode ser disponibilizado caso a prefeitura solicite e ou requisite.

Quem administra o linhão de transmissão de energia elétrica que atende Parauapebas é a empresa Abengoa Brasil, criada em Março de 2001, com a finalidade de ser uma sociedade a atuar na participação em empreendimentos de Concessão de Linhas de Transmissão.

Com a fibra concedida, bastaria a prefeitura disponibilizar a transmissão pelo município, que poderia ser via rádio ou cabo. Poderia ser feita uma parceria com os atuais provedores, que se comprometeriam a praticar um preço “normal” para os usuários locais.

Como pode ser notado, falta apenas vontade política para resolver o problema. Em vários municípios do Pará onde o serviço de internet é caro e precário pode ser verificado a disponibilidade da fibra via linha de transmissão, que salvo engano, seria obrigação da empresa conceder.

[ad code=3 align=center]

24 comentários em “Internet em Parauapebas, um problema de fácil solução

  1. Milson Francisco Responder

    afinal quando teremos uma net banda larga e canais de tvhd3d em nossa cidade? agardando resposta

  2. luiz Responder

    Boa tarde Wdson

    Planos apartir de 300kbps com preços inferior aos praticados hoje no mercado, e com qualidade de banda, e no atendimento ao cliente com qualidade!

  3. Wdson Magalhães Responder

    Aqui vai algumas perguntas tanto ao Luiz quanto ao Manoel Coelho:

    Ambos estão afirmando que está em implantação redes de internet de banda larga que realmente funcione… mas eu pergunto agora: OPREÇO VAI SER ACESSIVEL, EM ESPECIAL PARA PEQUENAS EMPRESAS E RESIDÊNCIAS?? Porque em Parauapebas ja existem planos de ate 1mb ou mais, porém com valores extremamente absurdos para uma única pessoa.

    Outra pergunta: Quais as velocidades das conexões propostas Para Parauapebas? Se não pode ser dito ainda, pode dar ao menos estimativas??

  4. Luiz Responder

    Chegar por satélite, me desculpe não presta, a rede que esta chegando aqui, vai resolver, tivemos problemas com chuvas, mas em breve estaremos aí!

  5. Manoel Coelho Responder

    Olá a todos.

    Sou engenheiro de telecomunicações, moro no interior de São Paulo e presto serviços para algumas empresas de telecomunicações, inclusive algumas fora do Brasil.

    Posto este comentário porque, ao realizar uma busca no google sobre banda larga em Parauapebas, encontrei este blog (muito engajado na luta, por sinal) com diversos posts sobre banda larga.

    Bem, isso tudo porque me foi encomendado por uma empresa norteamericana, um estudo para implantação de uma rede de Internet em banda larga para 13 municípios nos estados do PA, MA e TO, incluindo Parauapebas.

    Digo aos senhores que o problema de banda larga na sua cidade é extremamente simples de ser solucionado. Existem diversos meios para o provimento dos serviços, mas o grande problema é o TRANSPORTE das conexões a partir dos PTTs (pontos de troca de tráfego) localizados nos grandes centros, e o NAP (network access point) localizado em São Paulo.

    Para atingir o objetivo da empresa, vamos utilizar dois meios de transmissão, um utilizando somente o TRANSPORTE ofertado pela Oi (somente para operadoras) e um utilizando a rede satelital da British Telecom (antiga Comsat) para chegar a São Paulo, e daí para a Internet (trânsito).

    Se o projeto e o orçamento forem aprovados, Parauapebas receberá mais um provedor de banda larga (de verdade!) até o final do ano.

    Saudações a todos.

    Para quem quiser saber um pouco mais sobre o assunto:

    Sobre o PTT: http://www.ptt.br
    Sobre a BT: http://www.bt.com
    Sobre o NAP: http://www.terremark.com.br
    Sobre o Transporte Oi: http://novaoi.oi.com.br/portal/site/NovaOi/menuitem.8bdbd597c21471afaf022086f26d02a0/?vgnextoid=b7d17f9586fb2110VgnVCM10000090cb200aRCRD

  6. Ednaldo Responder

    Pode dar até 90 anos e nada será feito nessa cidade, já perdi a esperança. E esse papo da velox é mais velho que andar pra frente.

  7. Ricardo Moreno Responder

    Prezado Luiz,

    Poderia responder uma pergunta á respeito de sua reposta ao San.San. Qual empresa vai trazer a banda larga? É conexào fixa para toda a cidade? Quando será a inaguração do serviço?

  8. Luiz Responder

    Srs. San.San!

    Tem uma rede de alta capacidade de internet que está em construção para Paraoapebas e Região, e chegará em 45 dias, ai sera disponiblizado link de alta qualidade, eu só posso informar isso, aguarde…..

    Sds.

  9. San.San Responder

    Concordo com o uso do msn, orkut, faceboock
    etc.. para nos organizar e protestar contra a morosidade desse prefeito, e vereadores. É muita falta de respeito muito grande.

    Luiz vc tem mais informações sobre essa boa nova ? se tiver favor, nos informe.

  10. Luiz Responder

    Srs

    Esse cabo não pode ser disponibilizado por motivos tecnicos, para ser mais claro, a Abengoa instalou um cabo com 2 fibras, uma é usada para monitorar o linhão e não pode ser compartilhado, e o que resta é backup, ou seja nada feito, teria que lançar outro cabo, existe regulamentação do setor eletrico que não permite usar esse cabo citado, mas tenho boas novas para todos, em 60 dias Paraoapebas vai ter banda larga!

  11. Anonimo Responder

    concordo com o post anterior nós temos que parar de reclamar das coisas aqui pq esse estado é muito ruim e nunca vai melhorar. A internet é um coco, acabei de chegar de Maraba e a estrada é uma porcaria. Desistam, isso aqui nunca vai ficar bom. Vou acabar de ganhar meu dinheiro aqui e vou voltar pro Brasil

  12. Carlos Eduardo Responder

    Esse assunto é recorrente neste site bem como em vários outros Eu cheguei a seguinte conclusão, nós temos que pára de só reclamar e tomar uma atitude, vamos usar essa internet podre que temos e começar a marca encontros (via msn, orkut, etc) em praças publicas para fazermos manifestações faixas, cartazes, etc. prestar esclarecimento e principalmente precionar esses políticos ridículos a terem um posicionamento sensato para uma população que não aguenta mais viver em abandono. Ah! Ia esquecendo, diante dessa total inercia da prefeitura, no mínimo deve ter alguém se beneficiando dessa situação. SE ALGUÉM SE INTESSAR PELA IDÉIA, VAMOS MARCAR UM ENCONTRO INICIAL, E SE O ZEDUDU QUISER PUBLICAR MEU COMENTÁRIO EM SUA PÁGINA PRINCIPAL SERIA MELHOR AINDA ( pscadu@hotmail.com) Att. Carlos Eduardo.
    ..

  13. Anônimo Responder

    Quem é o responsável pela transmissão da internet na Prefeitura? Ele vai perder alguma coisa se a Net melhorar? Segundo um colega meu, ele foi tentar conversar com esse senhor sobre um meio de tornar a NET melhor, mas não foi recebido. Depois, esse meu amigo soube que esse cidadão é um dos responsáveis pela transmissão da Net na prefeitura. Por isso que falta vontade política!

  14. Daniel Lopes Responder

    voce tem razao Lucio, essa briga também é nossa, CDL e ACIP. Estaremos lutando por isso, recentemente estivemos em reuniao e a pauta era essa situaçao da internet em Parauapebas, uma verdadeira vergonha.

  15. Lucio Responder

    Isso também deveria ser uma luta da sociedade civil organizada, ACIP e CDL poderiam encabeçar esta bandeira e cobrar de quem deve ser cobrado, se usuários domésticos já sofrem, imaginem empresas, que chegam a ter prejuízos com isso.

    O governo local não demonstra o minímo interesse em resolver a questão, o prefeito mentiroso que prometeu internet banda larga nem nas ruas aparece.

    Como diria Boris Casoy… Isso é uma vergonha.

    • Zé Dudu Autor do postResponder

      João, se houver uma negativa da empresa em ceder, o município pode acioná-la judicialmente, pelo bem dos munícipes. Mas creio que isso não acontecerá, desde que tomadas todas as providências relativas ao uso.

Deixe seu comentário

Posts relacionados