Importância do atendimento humanizado marca abertura da XIII Semana da Enfermagem de Parauapebas

Continua depois da publicidade

enfermagemA noite da última terça-feira (14) foi dedicada aos profissionais de enfermagem e à sua atuação profissional. A abertura da XIII Semana da Enfermagem de Parauapebas levou enfermeiros, técnicos em enfermagem, estudantes e autoridades até o auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), onde uma temática foi unanimidade: a importância do atendimento qualificado e humanizado para a melhoria contínua da saúde.

Para a enfermeira Maria Helena dos Santos, “essa é uma profissão que presta assistência ao ser humano com amor. É uma ciência, mas também uma arte de cuidar”. E esse cuidado exige um compromisso que começa ainda no período de formação, na escolha da profissão que o estudante irá seguir. “Para ser profissional de enfermagem é preciso gostar de gente, é uma das ocupações mais honrosas porque cuidamos de vidas e essa é uma escolha que cada um tem que fazer e defender com dignidade”, lembrou o enfermeiro Ramilson Rodrigues.

Foi o que também defendeu o secretário municipal de Saúde, Rômulo Maia. “Nos últimos anos a tecnologia em saúde evoluiu muito, mas as máquinas são frias, não têm sentimento. Um sorriso, um bom dia, um atendimento humanizado, isso tem que ser feito pelos enfermeiros, médicos, profissionais de saúde que cuidam das pessoas no momento de dor”, disse.

Também houve espaço para o reconhecimento do trabalho desenvolvido por esses profissionais. “Vocês e as pessoas que precisam de vocês sabem da importância e do papel que vocês têm na construção dessa cidade, é importante dar o melhor de si”, disse o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Josineto Feitosa. Seguindo a mesma linha, o secretário Rômulo Maia aproveitou o momento para reforçar uma orientação aos enfermeiros e técnicos: “atendam as pessoas como vocês gostariam que os pais ou os filhos de vocês fossem atendidos. Vamos continuar melhorando a saúde do nosso município”.

A XIII Semana de Enfermagem tem o tema “Assistência de enfermagem, compromisso com a vida” e segue com programação diversificada voltada a profissionais e estudantes até o dia 17 de maio.

Fonte: ASCOM PMP

Deixe seu comentário

Posts relacionados