Idosos de Canaã dos Carajás ganham novo Centro de Convivência – CECON

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A manhã do último sábado, 16, foi marcada por momentos de descontração, alegria e muito otimismo para idosos de Canaã dos Carajás e também para o prefeito Jeová Andrade e sua equipe de governo. Com a presença em massa dos secretários municipais, vereadores, idosos e familiares foi inaugurado o novo Centro de Convivência Envelhecer Feliz.

Prefeito Jeova cumprimentando idosas

Localizado no bairro Novo Horizonte, o amplo e moderno espaço dispõe de toda a infraestrutura necessária para a prática de exercícios físicos, educacionais, lazer e diversão aos idosos do município. Refeitório, ambulatório, sala de aula, sala de TV, sala de artesanato, pista de dança, piscina, piscina de hidromassagem, mesas de sinuca, baralho e dominó. Tudo isso é claro, seguido de um corpo técnico que acompanhará e orientará cada atividade. Assistente social, psicólogo, pedagogo, nutricionista, técnico em educação física e técnico de enfermagem farão acompanhamento da rotina dos idosos, buscando proporcionar-lhes conforto e bem estar.

Outra inovação do CECON é o fato de o governo municipal ter disponibilizado um veículo para buscar e levar o idoso em sua residência. Com isso, a coordenadora do CECON, Cléo Maria, 33, acredita que ficará mais fácil garantir a frequência do idoso ao espaço e também, aproximar o contato dos profissionais do centro com as famílias dos mesmos. “Trata-se de um recomeço este momento, pois estamos começando do zero. Porém, tivemos a preocupação de buscar oferecer o melhor. Para isso, foram contratados profissionais qualificados, pois queremos ampliar ao máximo o número de frequentadores do CECON”. Enfocou a coordenadora, reforçando que pelo menos três dos profissionais do centro farão acompanhamento direto com as famílias, sendo eles, assistente social, psicólogo e pedagogo.

Para Rumão Gama, Secretário de Desenvolvimento Social, o governo soleniza a inauguração. Porém, quem festeja, se alegra, são os frequentadores do espaço por sentirem na iniciativa, o comprometimento da gestão com toda a população canaense.

Não se contendo de entusiasmo, o prefeito Jeová Andrade demonstrou-se cheio de orgulho em poder proporcionar um espaço confortável, com possibilidade de modificar a rotina dos idosos de Canaã dos Carajás. “Nossos “jovens” da terceira idade merecem aconchego, conforto, e bem estar. Por tudo que já fizeram pelo Brasil, pelo Pará, por Canaã, e pelo que ainda fazem principalmente, transmitindo suas experiências de vida com aconselhamentos aos nossos jovens. O mínimo que podemos fazer é oferecer um espaço digno para que possam participar de atividades que promovam integração, amizade, troca de experiências e também animação a todos que frequentam o CECON”. Finalizou.

Exercícios físicos, jogos de dominó, sinuca, ginástica e muito forró ao som do sanfoneiro Moraes foram a atração dos “jovens” da terceira idade, como intitulou o prefeito. Tudo isso acompanhado de um banquete com direito a bolo de aniversário, muitas frutas e posteriormente, um delicioso almoço com sobremesa para lá de especial.

“O CECON faz parte da minha vida há muito tempo. Aqui fiz e continuo fazendo muitas amizades. Cantamos, brincamos, nos divertimos a vontade. Agora, ficou melhor ainda, porque vamos ter muito mais coisas pra fazer. É impossível não gostar daqui”. Disse dona Carmina Francisca Pereira, 66 anos.

Texto: Simônica Maria – ASCOM/PMCC
Foto: Jefferson Almeida – ASCOM/PMCC

Posts relacionados