IBOPE : Em Canaã dos Carajás, Jeová Andrade (PMDB) lidera as intenções de voto para Prefeito

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA (JOB Nº 1627 | 2012) Período de campo: a pesquisa foi realizada nos dias 20 e 22 de julho de 2012. Tamanho da amostra: foram entrevistados …

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA (JOB Nº 1627 | 2012)
Período de campo: a pesquisa foi realizada nos dias 20 e 22 de julho de 2012.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 406 eleitores.
Margem de erro: 5 (cinco) pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%.
Solicitante: Jornal O Pioneiro LTDA – ME.
Registro Eleitoral: TRE-PA sob o protocolo nº PA-00032/2012

A primeira pesquisa encomendada  ao IBOPE Inteligência após o registro oficial dos candidatos que concorrerão à Prefeitura de Canaã dos Carajás mostra o candidato do PMDB,  Jeová Andrade, na liderança com grande vantagem sobre os seus adversários na intenção de voto às próximas eleições no município.

Ao realizar a  pergunta de intenção de voto estimulada, onde são apresentados os nomes de todos os candidatos aos eleitores entrevistados, Jeová Andrade  aparece à frente com 44% das intenções de voto, enquanto Valdemar da Pavinorte (PSDB), que figura em segundo lugar, aparece com 15% das citações dos eleitores da cidade. Dra. Marilda (PPS) e Dr. Itamar (PTB) obtêm índices de 5% e 4%, respectivamente. Osni da
Visatec (PSOL) teve menos de 1% das menções, enquanto os candidatos Anísio (PTdoB) e Maia (PRB) não foram mencionados por quaisquer eleitores entrevistados.

Os entrevistados que declaram a intenção de votar em branco ou nulo totalizam 12%, enquanto outros 20% estão indecisos ou preferiram não responder.

image

► Espontânea
O  IBOPE Inteligência também perguntou em quem os entrevistados votariam para prefeito espontaneamente, ou seja, sem a apresentação dos nomes de candidatos. Nesta situação, 32% dos eleitores entrevistados declaram não saber em quem votar, enquanto outros  9% dizem votar em branco ou anular o voto.

O candidato  Jeová Andrade é mencionado espontaneamente por  37% dos eleitores entrevistados.
Valdemar da Pavinorte aparece com 13%, enquanto em um patamar inferior, surge Dra. Marilda com 4% e Dr. Itamar com 3%. Os demais candidatos têm 1% ou menos das citações e outros 1% dos entrevistados mencionaram nomes que não concorrem nas próximas eleições municipais.

► Rejeição
Quando perguntado aos eleitores de  Canaã dos Carajás em quais candidatos não votariam de jeito nenhum, o tucano Valdemar da Pavinorte registra o maior índice de rejeição (18%). Em seguida, aparecem os candidatos Maia e Anísio com 15% e 10% das menções, respectivamente. Os demais candidatos da disputa surgem com os seguintes índices de rejeição: Osni da Visatec (8%), Jeová de Andrade (6%), Dr. Itamar (5%) e Dra. Marilda (5%). Os eleitores que declaram que poderiam votar em todos são 9% dos entrevistados e outros 37% não sabem ou preferem não responder.

Nesta pesquisa o IBOPE Inteligência utilizou a medida de rejeição estimulada com múltiplas opções, dando aos entrevistados a opção de citar mais de um nome.

► Avaliação da administração municipal
A administração do prefeito Anuar Alves é avaliada negativamente por mais da metade dos eleitores (57% classificam-na como  ruim ou péssima).  Para  28% sua administração é regular, enquanto apenas 9% a avaliam positivamente (ótima ou boa).

Já na pergunta de aprovação da administração, cerca de 8 em cada 10 eleitores (78%) desaprovam a forma como o prefeito Anuar Alves vem administrando a cidade. Outros 12% declaram que aprovam sua administração. Os eleitores que não souberam ou não quiseram responder somam 10% das citações.

O IBOPE Inteligência avaliou também a administração do vice-prefeito, Dr. Itamar, que assumiu a Prefeitura por mais de 60 dias no início deste ano. Na opinião do eleitorado de Canaã dos Carajás, a sua administração foi ótima ou boa para 40% deles. Aqueles que a consideram regular representam 1/3 dos entrevistados, enquanto  é avaliada negativamente (ruim ou péssima) por 15%.

A pesquisa também levantou a percepção da população sobre as principais áreas problemáticas da cidade. A saúde foi citada pela maioria dos eleitores, 68%, e em um segundo patamar, aparece a área da educação (49%), seguida por calçamento de ruas e avenidas (43%). Entre outras áreas mencionadas, aparecem o  abastecimento de água (20%) e o transporte coletivo com 17% das menções.

É importante frisar que estes índices representam a soma das três áreas que o entrevistado poderia mencionar 3 de um quadro apresentado.

► Avaliação das administrações estadual e federal
A administração do governador Simão Jatene é classificada como regular pela maioria do eleitorado do município (53%). Aqueles que declaram que a administração estadual é boa ou ótima somam 21%, enquanto os que afirmam ser ruim ou péssima totalizam 20%. Os eleitores que não souberam ou não quiseram responder a respeito representam 6% dos entrevistados.

A administração da Presidente Dilma Rousseff é avaliada como ótima ou boa por 77% dos entrevistados. Aqueles que consideram sua administração regular representam 19% dos entrevistados e outros 2% a avaliam como ruim ou péssima.

Confira o registro da pesquisa no TSE clicando no link a seguir:
http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/pesquisa/Pesquisa/visualizar.action?id=3183

36 comentários em “IBOPE : Em Canaã dos Carajás, Jeová Andrade (PMDB) lidera as intenções de voto para Prefeito

  1. Evandro Responder

    Consideremos que as pesquisas possam estar equivocadas, compradas, encomendadas ou como queiram chamar… Façamos a pesquisas nós mesmos de uma “passadinha” no comício de cada candidato e nas ruas, ouça o nome que está mais falado.
    A maior mentira que escutamos sai da nossa boca.

  2. Responder

    Fernando Vasconcelos, voce de uma explicação aos internautas. quem realmente está impugnado? Diga os nomes por favor. se voce não souber, abre o saite do TRE no DIVULGACAND

  3. ANA MARIA Responder

    OUVI DIZER QUEM FOI O PESSOALZINHO QUE SOLTOU AQUELES PAPÉIS DIZENDO QUE TINHA TRÉS CANDIDATOS IMPUGNADOS INCLUSIVE MEU CANDIDATO VALDEMAR DA PAVINORTE 45, QUE SEMPRE FOI PERSEGUIDO DESDE A ELEIÇÃO PASSADA, HE-HE-HE-HE PARECE QUE AGORA SÃO VCS QUE ESTÃO COM PROBLEMAS EU VI HOJE NO DIVULGACAND DO TSE, O FEITIÇO VIROU CONTRA O FEITICEIRO?

  4. henrique Responder

    sou de canaã o jeova agora ja esta apto tem duvida entra no tse e ver agora nois tavamos com 44 agora nois vamos pra 70% agora e 15 jeova

  5. SARAIVA. Responder

    estes comentários (a excessão do Ze Dudu) são torpes, por estarem desprovidos da devida clareza de conceitos fundamentais sobre POLITICA, HONESTIDADE, CIDADANIA, DIGNIDADE HUMANA, CONDUTA ÉTICO – MORAL.
    por ventura tais candidatos estão cientes dos principios elementares da administração publica? oxalá quão bom seria se todos os candidatos quer do proporcional quer do majoritario tomassem conhecimento. há tempo!!! ah, o tempo também é efemero.

  6. ANÔNIMO Responder

    Me deu uma pena desse Jeová Andrade, candidato do PMDB. O povo fala tão mal desse senhor, e o depoimento dele mostra o tanto que ele é trabalhador, já foi até secretário de saúde por dois períodos, só não falou se foi no governo de Anuar Alves. Mas como observa que toda a cúpula de afundou com o Sr. Anuar está com ele suponho que são da mesma turma. Acredito que Jeová tem tudo pra fazer um governo pior do que o de Anuar, pois se não bastasse os aliados Walter Diniz, Braga, Marcão, João Nunes, Tatiane (todos Anuar desde criacinhas), ainda tem o tal do RIBITA, que abandou a mulher e filhos por uma moça vinte anso mais jovem. Que que é isso Jeová, estava até pensando em votar em vc, eu e minha Familia, mas desse jeito acho que vou mesmo é para o lado do Valdemar, lá ele pelo menos é autêntico, quer mesmo é pagar as dívidas dele.

  7. Patricia Responder

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…
    EU MORRO DE RIR quando vejo essa pesquisa! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..
    MOTIVOS:
    A pesquisa foi solicitada pelo: JORNAL O PIONEIRO, que é comprado pelo PMDB, partido do candidato que vive se fazendo de coitadinho JEOVÁ! kkkkkkkkkkkkkkkk
    Que por MEEEEEEEEEEEEEEEEEERA COINCIDÊNCIA, está na frente, e ainda por cima diz que está na frente com a diferença de 29% do Segundo candidato VALDEMAR DA PAVINORTE! kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    E TEM OUTRA.. Só pesquisaram 406 ELEITORES! kkkkkkkkkkkkkkk
    Faça-me o FAVOR! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Morrendo de rir aqui.. Vocês estão tentando manipilar as pessoas com essa pesquisa! Mais infelizmente, as pessoas de CANÃA NÃO SÃO OTÁRIAS, para se basear nisso!
    PARA DE BANCAR O COITADINHO!

  8. Jeová Andrade Responder

    vc q relata q nunca trabalhei, que não tenho nenhum conhecimento e outras conversas sem fundamento, tentando beneficiar seu candidato(a), procure conhecer um pouco a história de Canaã e minha história. Quando aqui cheguei em 1985, na então Vila CEDERE II, trabalhei na roça por uns tempos, fui professor voluntário por 2 anos, fui diretor da Escola Tancredo, da Escola João Nelson, trabalhei de supervisor escolar na zona rural, fui vereador, e no meu mandato conseguimos a implantação do Ensino Médio na vila, a construção de várias escolas na zona rural, consegumos ganharn uma grande equipe de máquinas para manutenção das estradas e nuitos outros benefícios para a região q me elegeu vereador. na função de presidente da comissão de emancipação, conseguimos junto com outros companheiros e a sociedade em geral, a emancipação de nossa vila, se tornando Canaã dos Carajás. fui secretário de saúde por dois períodos, trabalhei em uma pequena oficina de moto, em uma pequena lanchonete, trabalhei na função de motorista de ambulância no hospital 5 de Outubro, trabalho com vendas de imóveis. A minha diferença é q os cargos que exerci, foi trabalhando em favor da sociedade, principalmente dos menos favorecidos. As pessoas q me conhecem sabem disso. Nunca tive usurpação pelo dinheiro alheio (público), o pouco q tenho, foi conseguido com honestidade. Nunca deixei de estender as mãos às pessoas q presisavam d mim. O mundo não está precisando de politiqueiros, e sim de pessoas humanas, honestas e comprometidas com a coletividade.

  9. Valdecir Responder

    Esse Agnaldo nunca foi PPS. Não sabe nem mesmo o significado da palavra socialismo. Trata-se de um analfabeto político que na verdade quer mesmo é arrumar um emprego, depois ter sido um fracaço como empresário, faliu e agora quer que o Jeová pague as dívidas dívidas dele. Sai fora, vai para o seu grupo. Ou melhor, lá não lhe querem, né??

  10. Humberto Pinheiro - Responder

    Nessa pesquisa vejo que a grande vitoriosa é essa Dra. Marilda, única mulher a enfrentar seis candidatos a prefeitos. De 14 pré-candidatos que largaram, apenas 7 registraram suas candidaturas. Três registram impugnações pendentes de análise judicial. Enquanto isso Dr. Vidal, Penteado e Chefinho ficaram pelo caminho e essa mulher que no inicio era apenas uma desconhecida, agora aponta como a que vai enfrentar o todo poderoso JEOVÁ (PMDB) no processo eleitoral. Nessa primeira pesquisa já ultrapassou o atual vice-prefeito que gorvernou o municipio recentemente. O próximo a ser ultrapassado será o Lider Tucano VALDEMAR DA PAVINORTE. Depois será o embate de titãs, Dra. Marilda altamente preparada e JEOVÁ, sem conhecimento algum, mais com grandes possibilidades de ser o vitorioso. O curto espaço vai mostrar quem se sai melhor. Seria bom se tivesse um debate para que pudéssemos avaliar esses dois candidatos, quem ganharia com certeza seria a população de Canaã dos Carajás.

  11. LIma Responder

    E triste sabe que a impresa ainda se presta este tipo de papel, difulcação de pesquisas de origem desacreditada Não acredito nesta pesquisa, me parece ser coisa comprada pelo Pmdb. Uma coisa meu caro é de dizer que Jeova estar liderando a pesquisa outra e querer enganar o eleitorado de Canãa nós sabemos que Jeovar não estar com essa bola toda. Mostre a verdadeira pesquisa não queira influenciar os eleitores com pesquisa mentirosas. ESTE NÃO E PAPEL DA IMPRESA

    • Zé Dudu Autor do postResponder

      A obrigação, dever da imprensa é noticiar os fatos. O fato é que o IBOPE, um dos mais notórios institutos de pesquisa do mundo fez a pesquisa, registrou e portanto cabe a imprensa divulgar. É este sim o papel da imprensa!

  12. AGNALDO PEREIRA DA COSTA fone: 9262-7139 Responder

    Olá pessoal, boa noite!
    Li todos os comentários e não poderia deixar de fazer um aqui também.
    Em 29 de março de 2008, o caso Isabela chocou o país, a menina foi assassinada pelo pai e a madastra que tentado alegar inocência, escreveram uma carta que no final tinha o seguinte dizer: “A VERDADE SEMPRE PREVALECERÁ”. Praticamente dois anos se passaram até a conclusão das investigações e o julgamento do casal Nardoni, que foram condenados a pena máxima em 27 de março de 2010. “A VERDADE PREVALECEU”.
    Ha 4 eleições eu venho acompahando o trabalho politico do companheiro Jeová Andrade, que jamais abriu mão de uma ideologia política correta, que é um governo do povo para o povo, apesar das críticas Jeová nunca desistiu e nem cedeu ao jogo sujo do “CAPITAL” por isso hoje a populaçao reconhece que Jeová é o melhor para administrar nossa cidade ele não chegou em Canaã para ser um político de “pára-quedas”, pois tem uma história junto com Canaã dos Carajás. Passou sim por vários partidos políticos, mais em nehum deles entrou pela “JANELA” excluindo corrreligionários, pelo contrário todos partidos por onde passou deixou amizades e seguidores, por isso hoje quase todos esses partidos estão na coligação juntamente com ele, eu inclusive que ainda sou filiado ao PPS, mais estou como a grande maioria da populaçao de canaã apoiando Jeová Andrade 15, pois eu sei que “A VERDADE SEMPRE PREVALECERÁ”, SOU DE FÉ, SOU JEOVÁ!

  13. marcelo Responder

    O politico que tem a capacidade de forjar uma pesquisa falsa para tentar ludibriar a mente do eleitor não merece respeito nem o voto de nem um cidadão, realmente quem não registrou pode estar mentindo da mesma maneira daqueles que jogaram um monte de papéis nas ruas de canaã dizendo que já havia 3 candidatos impugnados quando na verdade o juiz eleitoral ainda não deferiu ou indeferiu a candidatura de ninguem.

  14. marcelo Responder

    Eu vi uma pesquisa com o Valdemar na frente, e agora veio essa com o Jeová, quem será que está mentindo? qual instituto é o mais sério?

  15. rodrigo Responder

    alguem aí me responde qual pesquisa é verdadeira?
    a do VALDEMAR que aponta ele na frente ou essa do JEOVÁ que também aponta ele na frente, alguém está mentindo.

  16. Arimateia Responder

    Caro indignado. (lavineG)
    Não seja ingrato com quem lhe estendeu a mão no momento mais difícil da sua vida aqui em Canaa, o homem que hoje voce faz chacota apredrejando não merece como pagamento o homem que lhe deu emprego. Na politica não existe adversários para sempre, o maior exemplo é o Deputado Federal seu aliado”Arnaldo Jordy” hoje anda abraçado com o temido Coronel Sebastião Curió. Então amigo não cuspa em quem ajudou a aliviar a tua fome…

  17. Carajaense Responder

    A VOZ DAS RUAS NÃO FALHA! A PESQUISA É VERDADEIRA. BASTA IR AO SITE DO IBOPE E CONFERIR. QUANTO AO ANUAR, BASTA BUSCAR O RESPONSÁVEL PELA CHAVE DO COFRE DO ANUAR: ESTÁ NA CAMPANHA DO VALDEMAR DA PAVINORTE. PORTANTO QUEM ESTÁ COLADO NO ANUAR É O VALDEMAR DA PAVINORTE. A CAMPANHA DE JEOVÁ JUNTA CATÓLICOS,EVANGÉLICOS, TRABALHADORES E TODOS AQUELES QUE ACREDITAM EM MUDANÇA! QUEREMOS CANAÃ MAIS FORTE, MASI SAUDÁVEL E MAIS CONTENTE! JEOVÁ TEM PROJETOS. POR ISSO OS 44% NA FRENTE!

  18. Vinicius Azevedo Parreira Responder

    Esclarecendo, morei em Canaã 6 anos, investi na cidade. Resolvi um problema grave que tinha na cidade que era internet, meus clientes tenho certeza que me conhecem bem e sabem da minha capacidade e responsabilidade.

    Fui embora de Canaã porque a mesma não tem faculdade de Direito. Hoje curso em Belém, mas mesmo assim não deixei Canaã, sempre quando posso estou na cidade.

    Esse papinho de que eu morei na cidade por causa do Ribita não cola, trabalhei para ele somente 1 ano e meio, mas devido ao não cumprimento de palavra por parte do mesmo, sai e montei meu próprio negócio.

  19. Vinicius Azevedo Parreira Responder

    Caro Solon, O comentário acima vem de uma pessoa chamada MARCOS VINICIUS e meu nome é somente Vinicius.

    Leia atentamente para não confundir novamente.

    Quanto à pesquisa, é livre para qualquer um aceitar ou não, somente saberemos o resultado dia 08 de outubro.

    Canaã merece uma pessoa preparada com uma faculdade, experiencia e seriedade. Sem maracutaias em prestações de contas ou empurrando as ações na justiça com a barriga.

    Chega de jeitinho, Canaã precisa tomar logo um Jeito.

    Marilda 23.

    Abraços,

    Vinicius Azevedo Parreira
    @ViNnyAP

  20. Acorda Canaã... Responder

    Rapaz a única coisa que fica martelando, tirando o meu sussego, é quando vejo um homem igual ao JEOVÁ que não trabalha, não gosta de trabalhar, vive sustentado pela mulher que é a unica que trabalha, toda a herança que ele tinha era a que o sogro deixou quando faleceu, e mesmo assim o JEOVÁ é tão incompetente que não conseguiu nem administrar os bens que o sogro deixou, quem dirá administrar uma PREFEITURA que é mais complexa e requer mais competência. Meus amigos pelo amor de Deus, passar mais 04 anos de desgraças é muito tempo, já basta o que passamos com a incompetência do atual prefeito ANUAR e sua turma de ladrões. Abre o olho gente…

  21. Solon Responder

    Poxa Marcos Vinicius. Todos sabem que vc é o genro da candidata e que vc mora em Belem, e só esteve aqui na gestão do Ribita, pois tua esposa e sogra eram contratadas do mesmo.. Só agora voce vem alegar ser um cidadão Canaense. A pesquisa é verdadeira, basta voce encontrar um grupo de pessoas reunidas e perguntar em que voce votaria. de 10 jeová tem 7…..

  22. marcos vinicius Responder

    EU MORO EM CANAA HA SETE ANOS E FICO TRISTE AO VER ESTE TIPO E PESQUISA DANDO VANTAGEM AO JEOVA,QUANDO O POVO VAI ENTENDER QUE CANAA NAO E CEDERIO NAO É UMA VILINHA, QUEREM VOTAR NELE PORQUE ELE É HUMILDINHO, POIS DE HUMILDINHO O INFERNO TÁ CHEIO,INCLUSIVE LOGO VAI CHEGAR MAIS LÁ QUE É O ANUAR.VAMOS DEIXAR DE PENSAR PEQUENO,É HORA DE ELEGERMOS UM GESTOR (A) E NAO UM COITADINHO QUE JA TA TODO CONTAMINADO PELA FAMILIA MOREIRA,JADER,CHARMOZINHO,PASTOR IBANES E A FAMILIA DO JEOVA ,QUE JÁ ESTAO BRIGANDO PELO PODER.

  23. VALDECY MARTINS Responder

    Chega de mentiras. O IBOPE não faz pesquisas nem em Belém e iria fazer só em Canaã?? Esse Jeová Andrade e sua turma do mal capitaneadas por Braga, Valter Diniz querem a qualquer preço continuar o governo do velho ANUAR ALVES. Vamos aguardar o decorrer da campanha onde a população vai saber quem é que está por traz de JEOVÁ ANDRADE irmão do CESAR ANDRADE, maior grileiro de terras de Canaã.

  24. FERNANDA VASCONCELOS Responder

    Não é bem verdade isso que vejos aqui em Canaã. Depois da notícia da impugnação de JEOVÁ ANDRADE, ele despencou ladeira abaixo e levou consigo os outros dois impugnados VALDEMAR DA PAVINORTE e DR. ITAMAR.

Deixe seu comentário