Governo publica edital para o processo seletivo do “Forma Pará” 2021

Ao todo, o programa oferta mais 910 vagas em 19 municípios do estado. As inscrições serão realizadas até o dia 18 deste mês
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

O governo do estado publicou na noite de ontem, quarta-feira (3), e na manhã desta quinta-feira (4), os editais para preenchimento de mais 910 vagas de cursos superiores ofertados pelo programa “Forma Pará” para 19 municípios paraenses. O programa é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e conta com a parceria das prefeituras municipais e das Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas.

Os editais são para os cursos que serão executados pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e pela Universidade do Estado do Pará (Uepa). Para ter acesso aos documentos completos e se inscrever para realização da prova do processo seletivo especial, o interessado deve acessar o site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), que organiza o certame.

De acordo com a Sectet, os candidatos às vagas nos cursos que serão ministrados pela da Unifesspa devem se inscrever até o dia 16 deste mês. Já os interessados nas vagas ofertados através da Uepa devem se inscrever de no período de 8 a 18 também de novembro.

A taxa de inscrição é de R$ 80,00 em ambos os casos.  Alunos de escola pública pertencentes ao CadÚnico podem fazer a solicitação de isenção da taxa de inscrição até o próximo dia 9, mesmo período em que devem ser feitos os pedidos de atendimento especial.

Por meio da Unifesspa, a chamada 2021 do “Forma Pará” oferta 410 vagas, em nove municípios. São 40 vagas em Zootecnia para o município de Piçarra; 40 em Geologia para Ourilândia do Norte; 40 em Medicina Veterinária para Tucumã; 40 em Engenharia Mecânica para Tailândia; 150 em Matemática para Abel Figueiredo, Cumaru do Norte e Santa Maria das Barreiras (50 vagas em cada município); e 100 Engenharia Civil para Rio Maria e Eldorado do Carajás (50 vagas em cada).

Na Uepa, o Programa oferta 450 vagas em outros nove municípios, sendo 50 vagas para cada um. Os cursos ofertados são Tecnólogo em Gastronomia, em Belém/Mosqueiro; Engenharia Civil, em Bragança; Engenharia de Produção, em Acará; Engenharia de Software, em Baião; Bacharelado em Enfermagem, em Goianésia do Pará e Mocajuba; Licenciatura em Educação Física, em Tracuateua; Licenciatura em Ciências Biológicas, em Bagre; Licenciatura em Geografia, em Muaná; e Licenciatura Intercultural Indígena, em Parauapebas (Terra Indígena).

Neste último caso, as solicitações de inscrições dos candidatos indígenas à turma Xikrin do Cateté serão realizadas exclusivamente via Internet, no período de 5 a 15 deste mês, por meio do endereço http://www3.uepa.br/indigena.

A Sectet informa, ainda, que o “Forma Pará” está com inscrições abertas, até o dia 16 de novembro, para o preenchimento de 190 vagas em cursos a serem executados pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Por meio da Ufra estão sendo ofertados os cursos: Sistemas de Informação, 50 vagas, em Belém/Icoaraci; Ciências Contábeis, 50 vagas, em Salvaterra; e Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, 50 vagas, em Santa Cruz do Arari. E, pela Ufopa, o curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional, 40 vagas, em Alenquer.

Até a próxima segunda-feira (8) está prevista a publicação dos editais referentes aos cursos ofertados por meio da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Instituto Federal do Pará (IFPA), assim como ao curso de Direito da Terra (Unifesspa), em Itupiranga. A prova do processo seletivo de todas as IES será realizada no dia 5 de dezembro de 2021, simultaneamente, em todos os municípios beneficiados pelo programa nesta chamada.

Os editais estarão disponíveis em https://portalfadesp.org.br/?page_id=316 , exceto o da UFPA, que será publicado no site do Centro de Processos Seletivos (https://www.ceps.ufpa.br/).

Tina DeBord- com informações da Sestet

Foto: Paulo Guerreiro/Ag.Pará