O prefeito Darci Lermen mandou à Câmara de Parauapebas um projeto de lei que muito está orgulhando os conhecidos daquela que foi a diretora administrativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) até 28 de julho deste ano, quando faleceu devido a problemas de saúde. Grazielly Caetano de Oliveira, popularmente conhecida como Grazy, não deixou apenas família e amigos enlutados, mas uma legião de colegas de trabalho e profissionais de saúde que a conheciam por sua simpatia, humildade e cordialidade. As informações foram levantadas pelo Blog do Zé Dudu.
O PL 187/2022, que desembarcou no parlamento no último dia 20, vai batizar com o nome de Grazielly a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cidade Jardim, para cuja construção a servidora “atuou de forma direta na articulação interna” no sentido de “entregar serviço público de qualidade em prol da população parauapebense”, de acordo com mensagem encaminhada pelo prefeito à Casa de Leis.
Nas palavras de Darci, a atuação de Grazy no município foi “marcada reconhecidamente pela competência e responsabilidade”, razão pela qual a proposição tem a finalidade de homenageá-la.
O projeto de lei foi motivado por uma indicação do vereador Ivanaldo Braz, presidente da Casa, que na sessão de 30 de agosto pediu ao Executivo municipal que denominasse o postinho do Cidade Jardim com a assinatura da servidora, a qual atuou por 14 anos no serviço público municipal. “Essa homenagem é mais do que justa, pois reconhece a dedicação e contribuição que Grazy promoveu por onde passou, especialmente na Secretaria de Saúde e na implantação da nova UBS”, justificou o parlamentar à época.
Sobre a UBS do Cidade Jardim
O postinho de saúde do Cidade Jardim está praticamente pronto. A obra começou em 2020, durante a pandemia, juntamente com a construção do postinho do Rio Verde. Segundo o governo municipal, cada UBS teve custo inicial por volta de R$ 2 milhões, com parte do recurso conseguido por meio de emendas parlamentares e outra parte com recursos próprios.
A Unidade Básica de Saúde do Cidade Jardim vai comportar quatro equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) que atenderão cerca de 20 mil habitantes. Vale lembrar que esse equipamento público foi fruto de solicitação parlamentar da ex-vereadora Joelma Leite, que em 2017 fez o primeiro pedido por meio da Indicação 97/2017. No ano passado, o vereador Zé do Bode reforçou o pedido, com a Indicação 590/2021.