Governador reinaugura 20ª Seccional de Polícia Civil e entrega Usina da Paz em Parauapebas

O prédio e a área externa da Delegacia de Polícia foram totalmente revitalizados com a parceria da Prefeitura de Parauapebas, a fim de oferecer mais conforto aos que ali trabalham e ao público que necessita de seus serviços

Continua depois da publicidade

O governador Helder Barbalho estará amanhã, quarta-feira (18), em Parauapebas, onde, na companhia do delegado-geral de Polícia Civil, Walter Resende de Almeida, entre outros membros do seu governo, reinaugura o prédio da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil e entrega à população a Usina da Paz. A delegacia foi revitalizada com a parceria da Prefeitura de Parauapebas e, sobre o assunto, o Secretário Municipal de Segurança Institucional, Denis Gabriel Assunção, concedeu coletiva na manhã desta terça-feira (17).

Ele avalia que o novo prédio da Polícia Civil vai proporcionar mais conforto aos servidores que ali trabalham e também ao público que necessita se dirigir àquela repartição, deixando para trás a imagem de uma delegacia “jogada às traças”.  

A operação de revitalização, de comum acordo com o diretor da 20ª Seccional, delegado Erivaldo Campelo da Silva, começou com a retirada, do pátio da delegacia, de mais de 200 veículos que estavam ali havia anos. Os carros e motos foram removidos para uma área no Bairro Cidade Jardim.

Aproveitando a presença do governador e do delegado-geral, Denis Assunção vai reivindicar mais uma Delegacia de Polícia Civil na cidade, a ser instalada no Cidade Jardim, exatamente na área em que estão hoje os veículos que entulhavam o pátio da 20ª Seccional.

Denis Assunção também enalteceu a integração entre os órgãos de segurança que atuam em Parauapebas, reunindo Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal num só pensamento: garantir mais segurança e tranquilidade à população do município. “Hoje todos falam a mesma língua em prol da garantia da segurança da sociedade”, resumiu.

 Indagado sobre a Operação Padrão, para frear a poluição sonora na cidade, sobretudo à noite, quando motociclistas trafegam com descargas que produzem barulho acima do normal, Denis Assunção disse que só este ano já foram retiradas de circulação cerca de 300 motocicletas com esse tipo de descarga e afirmou que a ação continua para minimizar esse tipo de crime ambiental.

O secretário aproveitou para advertir também sobre a atitude de entregadores de redes de fast-food, que, para ganhar tempo e mais comissões pilotam em alta velocidade e, para não serem flagrados pelos radares e câmeras de vigilância, arrancam as placas dos seus veículos. “Isso é uma loucura, correr risco de morte por 5 ou 10 reais de comissão. É melhor chegar um pouco atrasado, com 5 ou 10 reais a menos, mas garantindo a vida”, adverte.

Usina da Paz

O novo complexo comunitário irá ofertar 60 serviços gratuitos à população, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, cursos, capacitação técnica e profissionalizante; além de eventos e encontros da comunidade, por meio de 17 secretarias estaduais e instituições parceiras envolvidas.

Este será o quinto complexo comunitário integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz) existente no Estado. O primeiro deles foi a UsiPaz Icuí-Guajará, em Ananindeua, em seguida, a UsiPaz Cabanagem, em Belém, a Nova União, em Marituba, e a mais recente, entregue no início de maio, a UsiPaz Benguí. Segundo a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), órgão responsável por coordenar o projeto, até o momento as UsiPaz já resultaram mais de 200 mil atendimentos.

As inscrições para cursos e atividades esportivas serão feitas gradualmente e divulgadas nas redes sociais da Usina da Paz. Para realizar a inscrição, o morador precisa ir presencialmente à recepção da UsiPaz, com original e cópia dos documentos como RG, CPF e comprovante de residência.

Serviço – A UsiPaz Parauapebas vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, de 8h às 14h; e aos domingos, de 8h às 18h de acordo com as demandas da comunidade e das secretarias e fundações para a realização de eventos.

(Caetano Silva, com informações da Agência Pará)