GGI-Parauapebas: segurança pública será reforçada com o fortalecimento da integração entre órgãos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Nesta terça-feira (04) foi apresentado oficialmente o Gabinete de Gestão Integrada no Município (GGI-M), que tem como principal proposta desenvolver ações que promovam maior segurança para a população e seu respectivo bem estar social.

lançamento2

Além do prefeito Valmir Mariano, secretários de governo e vereadores, o evento contou também com a presença das seguintes autoridades: o juiz Líbio Moura, titular da Vara Penal de Parauapebas; o delegado Marcelo Delgado Dias, superintendente regional da Polícia Civil; o Major Alan Costa da Silva, do 23º Batalhão da Polícia Militar; Rafael Oliva Caravelo Barra, representando a Defensoria Pública; Eduardo Falesi, do Ministério Público.

O prefeito Valmir Mariano destacou os investimentos na segurança pública por entender a necessidade de melhorias nessa área para a cidade. “Logo que assumimos, a nossa gestão implantamos o sistema de videomonitoramento, criamos a Secretaria de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão e iniciamos o processo do concurso público para a formação da guarda municipal”, lembrou o prefeito.

“Agradeço o papel de protagonista que a prefeitura de Parauapebas tem exercido junto ao poder judiciário para melhorar a segurança pública. Antes nós já contávamos com uma espécie de gabinete informal, a partir de agora teremos condições de ser mais eficazes e de dar uma resposta mais rápida para a população” destacou o juiz Líbio Moura.

Lançamento

Hipólito Gomes, titular da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), organizadora do evento, esclareceu o papel da secretaria e destacou a sua importância no processo de integração dos órgãos. “Vamos criar em conjunto uma agenda articulada para o desenvolvimento de políticas públicas para a segurança”, acrescentou o secretário.

De acordo com o prefeito Valmir Mariano, que preside o gabinete, a partir dessa apresentação oficial do GGI-M à comunidade, os envolvidos terão uma agenda de reuniões para discutir e deliberar os assuntos mais prioritários. O primeiro encontro está agendado para a próxima semana.

GGI-M

A criação dos GGI-Ms é uma diretriz estratégica do Ministério da Justiça, com ações apoiadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), voltadas para construção de uma cultura de paz, através de trabalhos focados na segurança cidadã, com a participação efetiva dos agentes de segurança e da sociedade civil organizada.

O GGI-M é um fórum executivo e deliberativo que tem como missão integrar sistematicamente os órgãos e instituições federais, estaduais e municipais, priorizando planejamento e execução de ações integradas de prevenção e enfrentamento da violência e criminalidade.

Publicidade