Fórum sobre a inclusão de pessoas com deficiência será nesta quarta

Evento vai funcionar como escuta social para detectar problemas e propor soluções para melhoria das políticas públicas
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on print
Imprimir

Continua depois da publicidade

Lançado no início do ano pelo Ministério Público do Pará (MPPA)  o projeto De Mão Dadas – Visibilidade para Todos e Todas, dividido em quatro fasesrealizou ao longo do ano uma série de eventos com a proposta final de inclusão social de pessoas com deficiência (PcD), abrangendo significativamente a comunidade de PcDs da região metropolitana de Belém. Nesta quarta (16), de 8h45 às 17h30, acontece na capital o Caminhando Juntos – Fórum Rumo à Inclusão Social Plena, quarta e última fase do projeto idealizado pela promotora de Justiça de Defesa das Pessoas com Deficiência e dos Idosos e de Acidentes de Trabalho, Elaine Castelo Branco.

O objetivo maior do Fórum é a escuta social. Além de assistir palestras sobre os direitos das pessoas com deficiência, os participantes serão distribuídos em grupos de trabalho temáticos (saúde, educação, acessibilidade e inclusão social) com a finalidade de ouvir demandas, detectar problemas e propor soluções para a melhoria das políticas públicas nessas áreas. O evento será realizado no auditório da universidade UNIFAMAZ, na avenida. Visconde de Souza Franco, nº 72. Mais de 200 pessoas já se inscreveram para participar da programação.

Promotora de Justiça Elaine Castelo Branco, responsável pela iniciativa: em 2019 já foram realizadas três fases do projeto
Foto: Ascom MPPA

As propostas de melhorias em saúde, educação, acessibilidade e inclusão social irão compor um documento, que será encaminhado posteriormente à Assembleia Legislativa do Estado do Pará, Câmara Municipal, Executivo e a outras instituições públicas para a implementação de ações visando à inclusão plena da comunidade de pessoas com deficiência.

Além da própria comunidade, participam da escuta social familiares, ativistas, representantes de organizações não governamentais, movimentos sociais, entidades sindicais, membros da iniciativa privada e representantes de instituições acadêmicas e de pesquisa.

Cartaz de divulgação do fórum
Foto: MPP

Programação

Durante a manhã a programação conta com palestras e debates sobre temas como direito à educação inclusiva, desafios para efetividade da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade e a apresentação do resultado das três etapas anteriores do Projeto “De mãos dadas: visibilidade para todos e todas”. As três primeiras fases do projeto, realizadas ao longo do ano, foram compostas por bate-papos e plaestras sobre as vivências de pessoas com deficiência (PCD) e pais de PCD, intituladas, respectivamente, Elas por elas, Elas por Eles, Eles por eles.

O foco da programação da tarde será nos grupos de trabalho com os temas educação, saúde, inclusão social e acessibilidade. Em seguida ocorre a apresentação do resultado dos grupos de trabalho e votação de propostas. O evento também conta com apresentações artísticas de dança, teatro e música, incluindo uma homenagem especial à escola de samba da Matinha, em vista do samba enredo do grupo para o carnaval de 2020 tratar do tema da inclusão e diversidade.

Acesse a programação completa do evento e veja quem são os parceiros e os palestrantes.

Com informações: MPPA

Publicidade

Relacionados