Floresta do Araguaia é o município que mais produz abacaxi no Brasil

Continua depois da publicidade

imageFloresta do Araguaia, o município que mais produz abacaxi no Brasil, pode aumentar em quase 30% a safra controlada do ano que vem em relação a este ano, passando de 350 mil para 450 mil toneladas e expandindo um pouco a área irrigada por microaspersão – tecnologia que permite produção contínua, sem o condicionamento da época de chuvas.

As previsões são do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), que acompanha cerca de 500 agricultores familiares envolvidos com a atividade naquele município do sudeste paraense. São mais de 3 mil hectares plantados sob indução floral, pelos produtores atendidos, e menos de 5% já são irrigados.

“Em 2013 conseguimos, em parceria com o Banco do Brasil, aprovar seis projetos de financiamento de irrigação pela linha Mais Alimentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)”, explica o chefe interino do escritório local da Emater, o técnico em agropecuária José Ednaldo Pereira. Cada produtor recebeu R$ 32 mil para adquirir e implantar o sistema e em 2014 pelo menos mais 30 devem ser beneficiados.

image

O abacaxi de Floresta é da variedade “pérola” – considerada de polpa doce e suculenta, ideal para consumo in natura – e tipo exportação. A maior parte da colheita segue para estados do Sudeste e do Sul do país. A safra temporã costuma abastecer as regiões próximas, Belém e uma indústria de sucos instalada no próprio município. (APN)

3 comentários em “Floresta do Araguaia é o município que mais produz abacaxi no Brasil

  1. joão de deus ferreira Responder

    AOS CIDADÃOS DE FLORESTA DO ARAGUAIA

    AO ver o sentimento de incapacidade de os produtores não terem outros meios para evitar perdas, eu JOÃO DE DEUS FERRERA resolvi lhes enviar essas ideias.
    EU JD. Lhes apresento o Desidratador de Frutas, Legumes, e Tubérculos, pode desidratar a fruta do abacaxi sem drogas ou conservantes, com a duração de cento e oitenta dias e com o mesmo sabor, tempo suficiente para a sua comercialização, além do mais todo tipo de frutas pequenas serão desidratadas lhes proporcionando mais lucros.
    SE precisar de energia eu sou o criador de Energia Limpa Renovável e todos os projetos a baixo
    Veja no google.
    JOÃO DE DEUS FERREIRA ECONOMIA VERDE
    INÉRCIA NA ECONOMIA
    AQUISIÇÃO
    EXSURGIR

  2. Ghassan Wehbi Responder

    Bom Dia.

    Esto interesdado em mais informaçao sobre a exportaçao do Abacaxi para Orento Medio.

Deixe seu comentário

Posts relacionados