Fita terá Festival gastronômico com mostra da cozinha paraense

Continua depois da publicidade

Pato no tucupi

O Governo do Pará, por meio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e com apoio da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (SETUR) promove a 7ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), entre os dias 20 e 23 de maio. A novidade deste ano é que a programação da Fita também vai absorver o Festival Gastronômico Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, realizado pelo Instituto Paulo Martins e que desde a sua concepção, há mais de 10 anos, conta com apoio da Paratur e o Congresso de Turismo, Hospitalidade e Gastronomia da Amazônia Legal.

O evento, que tem periodicidade bienal, é direcionado aos profissionais da área turística e a expectativa dos realizadores da feira, que tem apoio também do CNTUR – Conselho Nacional de Turismo, é de que o evento supere em resultados a edição de 2012, em que projetou um lucro ao Pará superior a US$ 60 milhões em negócios no setor. Na época foram agendados 299 encontros entre os suppliers e buyers e cerca de 600 profissionais participaram da programação nos quatro dias do evento, que aconteceu em junho de 2012, no Hangar, em Belém.

Esta 7ª. edição acontece na Estação das Docas, em Belém e deve reunir grandes marcas do turismo mundial, a exemplo da TAM, TAP. São esperadas participações de, no mínimo, 8 estados do Brasil e 14 países na programação, que terá foco principal na qualificação aplicada à excelência na prestação de serviços e comercialização de produtos turísticos.

Para garantir a participação do trade no evento a equipe de marketing da Paratur já promoveu o evento e o destino Pará este ano em diversas feiras nacionais e internacionais, a exemplo da FITUR em Madri, a BIT em Milão, a ITB em Berlim e a BTL de Lisboa.

TacacaNa BTL, por exemplo, entre o saldo positivo trazido pela equipe está um balanço de contatos diretos com cerca de 350 hosted buyers de 25 países, a exposição do Pará em um estande próprio, pela primeira vez, e em um ônibus promocional para o público de 65 mil pessoas que circularam na feira de 12 a 16 deste mês, no Parque das Nações.Cerca de 20 empresários paraenses acompanharam a Paratur no evento e tiveram a oportunidade de comercializar na Europa seus pacotes turísticos.

Os emissores de turismo almejados pelos realizadores da Fita no Brasil são os estados de São Paulo (São Paulo, Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Santos), Minas Gerais (Belo Horizonte), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Distrito Federal (Brasília), Paraná (Curitiba), Rio Grande do Sul (Porto Alegre), além dos estados da Amazônia vizinhos ao Pará que também terá o turismo interno estimulado com a Fita.Já o mercado internacional almejado pela Paratur envolve Portugal, França, Itália, Inglaterra, Espanha, Alemanha, Oslo-Noruega, Estocolmo-Suécia, Copenhagen-Dinamarca, Nova York, Los Angeles, Miami, Buenos Aires, Santiago-Chile, Guianas e Suriname.

Programação

A programação da Feira Internacional de Turismo da Amazônia vai envolver atividades técnico-científica com palestras, debates, painéis e outros. O ponto alto será a Bolsa de Negócios, com fechamento de negócios entre operadores nacionais e internacionais e suppliers da região amazônica.A programação também vai oferecer missões promocionais: visitas técnicas de decision makers, operadores turísticos nacionais e internacionais promovidas pela Paratur e trade turístico. Durante a FITA, os profissionais de outros estados e países conhecerão o roteiro turístico 8 dias/7 noites. Os operadores participarão da rodada de negócios de acordo com o interesse pelos produtos apresentados.