FIEPA homenageia Eliezer Batista, primeiro presidente da VALE

Continua depois da publicidade

A medalha do Mérito Industrial “Simão Miguel Bittar”,maior honraria do setor industrial paraense, foi entregue ontem durante cerimônia na sede da Federação das Indústrias do Pará (FIEPA). Em 2010 o homenageado foi Eliezer Batista, empresário e ex-presidente da Vale.

José Conrado, presidente da FIEPA, destacou que a medalha é uma forma de homenagear aqueles que contribuíram para o crescimento da indústria paraense. “Eliezer Batista foi o primeiro presidente da Vale e até hoje mantem laços de amizade e consultoria com as Indústrias do Pará. Ele foi escolhido por unanimidade pela comissão da FIEPA. Foi um dos grandes incentivadores do Projeto Carajás e acreditou na potencialidade do Pará”, disse.

Durante a cerimônia Conrado destacou que Batista foi um dos grandes incentivadores dos investimentos na região quando a Amazônia ainda era desconhecida para o resto do país. Após receber a medalha, Eliezer Batista falou sobre a potencialidade mineral do Pará e que ainda falta muita coisa para ser explorada em toda a Amazônia. “Os recursos não são suficientes e a atualmente estamos estagnados na mineração, que já representou e pode representar um avanço muito grande no Produto Interno Bruto (PIB)”.

Conhecido como o engenheiro do Brasil, Eliezer Batista – além do Projeto Carajás – também incentivou a integração de todos os Estados da Amazônia, por meio do projeto “Norte Competitivo”, que, incentivado pela FIEPA, pretende dar melhores condições logísticas e de infraestrutura para o transporte da produção dos Estados que compõem a Região Norte do país e que fazem parte da Ação Pró-Amazônia, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

MEDALHA

A medalha Mérito Industrial foi criada pela FIEPA em 1979, para agraciar personalidades, empresas, instituições públicas, civis, militares e eclesiásticas que tenham se destacado por relevantes serviços prestados ao Estado.

Parauapebas

A ACIP – Associação Comercial e Industrial de Parauapebas – se fez representar na cerimônia com as presenças de  José Rinaldo, presidente, e do diretor Ariovaldo Mateus. Na oportunidade, José Rinaldo se reuniu com o empresário no ramo da mineração, Eike Batista, e o convidou para visitar Parauapebas e quem sabe implantar aqui alguns dos seus futuros investimentos.

Com informações do Diário do Pará

[ad code=2 align=center]