Exames práticos de direção passam a ser registrados em formulário eletrônico no Pará

O documento eletrônico substitui o formulário impresso e é mais um passo na modernização dos sistemas de atendimento ao público pelo Detran. O exame de direção será filmado e contará com a presença de apenas um examinador, o que aumentará o número de exames
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) adotou o formulário eletrônico digital para registrar exames práticos de direção. Os candidatos irão preencher o formulário, onde será lançado de forma exclusiva o resultado avaliativo do seu desempenho logo após a prova. O documento eletrônico substitui a versão impressa.

Segundo o Detran,  partir do dispositivo do tablet, o examinador controla a presença do candidato através da captura biométrica, monitora erros e acertos dos testes e gera o relatório final. O exame prático é 100% gravado a partir de quatro câmeras de videomonitoramento instaladas no interior do veículo.

O diretor-geral do Detran, Márcio Guedes, destaca que o serviço já está disponível e representa mais um passo no processo de modernização do atendimento ao público realizado pelo órgão. “O exame prático está sendo aperfeiçoado, assim como já ocorre com o teórico, de forma que, em breve, toda a tramitação administrativa desse serviço poderá ser feita totalmente eletrônica”, adianta diretor.

Além de agilizar o atendimento, o formulário eletrônico também permite a redução da presença de dois para apenas um examinador durante o teste, possibilitando o aumento na quantidade de exames por dia. Outra vantagem é que a precisão tecnológica das câmeras e da notificação eletrônica elimina possíveis subjetividades do examinador sobre o desempenho do candidato, uma vez que as imagens detalham com clareza o que ocorre dentro do veículo.

Ao concluir o teste, o candidato receberá um comprovante simples do exame constando se está apto ou inapto. Seguindo a tendência nacional já adotada por outros órgãos de trânsito, o Detran do Pará avalia que o novo sistema trará mais segurança e transparência ao candidato, assim como aumento no número de aprovações.

Segundo Márcio Guedes, quem se sentir prejudicado com o resultado final poderá requisitar detalhes das faltas cometidas e das imagens. Ele detalha que o exame será gravado e armazenado em mídia digital e que os candidatos poderão imprimir o formulário de exame prático que será disponibilizado no site do Detran no momento do agendamento.

Todas as regras contidas na Portaria Nº 1902/2021, publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (13), entram em vigor no próximo dia 2 de agosto.

Tina DeBord –com informações do Detran