Estudo do Doxa Pesquisas atualiza ranking dos mais citados para deputado federal no Pará

O estudo analisou 6 mil entrevistados e está registrado no TRE/PA

Continua depois da publicidade

Brasília – O Instituto Doxa Pesquisas atualizou mais um estudo, dos três previstos (veja o segundo estudo aqui), inicialmente realizado com 4 mil entrevistas, que listou os candidatos a deputado federal mais citados pelos eleitores em 46 municípios do estado do Pará, no mais abrangente levantamento dessas eleições. Na atualização do estudo, o universo pesquisado analisou mais 2 mil questionários, totalizando um universo de 6 mil entrevistados. O instituto cruzou as informações de dois bancos de dados para finalizar os números da lista que gerou uma ranking com os melhores colocados. Há mudança de posição de vários candidatos. Veja os detalhes.

O cientista político Dornélio Silva, CEO do Doxa Pesquisas, explica que “esse estudo é baseado em três pesquisas estaduais realizadas no mes de agosto e duas em setembro. As pesquisas estão registradas no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA) conforme os números PA-04691/2022; PA-00475/2022; PA-09000/2022.”

“Está previsto para sábado, 1º de outubro, na véspera da eleição, a publicação do 3º e último estudo da Doxa Pesquisas”, informou Dornélio Silva. O Blog do Zé Dudu publicará o documento com exclusividade para seus milhares de leitores.

Apontamentos

O novo estudo aponta que o MDB faria 6 deputados com chance de eleger 7 deputados, conforme o que ocorrer com as sobras; já o PL, PSD, a Federação PT/PCdoB/PV elegeriam 2 cada. O PP, PSB, PTB, UNIÃO e a Federação PSDB/CIDADANIA fariam 1 deputado cada, de acordo com o estudo.

“Ressalte-se que no MDB existe uma disputa muito acirrada entre os concorrentes, podendo haver mudança de cadeira nessa reta final”, destacou Dornélio.

“Já no PSDB, que pode ocupar uma vaga, os dois principais competidores, Lena Pinto — esposa do deputado federal Nilson Pinto — que sinaliza que vai “pendurar as chuteiras”, está ligeiramente na frente, seguida na cola pelo ex-deputado Arnaldo Jordy, o que os faz aparecem, praticamente, empatados na luta pela vaga da federação. Porém, cadeiras poderão mudar de dono nesse jogo que tem 323 disputando apenas 17 vagas, equivalendo a 19 para cada uma: um ‘vestibular’ político muito competitivo”, observou o cientista político.

Dornélio ressalta que o estudo que valida o momento da pesquisa, mesmo faltando 3 dias para as eleições, “mostra a existência de mais de 45% de eleitores que não tem nenhum candidato definido. Isso pode mexer no tabuleiro eleitoral na reta final de campanha, cabe analisar e ver no dia da apuração esse indicador”, ensina.

Se o estudo corresponder à realidade após a abertura das urnas no domingo (2), o candidato Keniston, do MDB de Parauapebas, será o único dos 29 candidatos (confira a lista completa aqui) que concorrem pela Região do Carajás (RC) a ser eleito deputado federal.

Confira os favoritos para Deputado Federal no Pará

Ficha Técnica da Pesquisa
Nome da pesquisa
:Contexto eleitoral Pará
Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-04691/2022; PA-00475/2022; PA-09000/2022
Margem de erro: A margem de erro estimada é de 2,25% para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Período:  Agosto e Setembro de 2022
Local: Estado do Pará
Amostra: Foram entrevistados 6000 eleitores.
Estatístico Responsável: Jadson Chaves – CONRE: 8010

Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.