Estado publica edital para concurso da Polícia Militar com mais de 4 mil vagas

As provas serão realizadas nos dias 10 e 17 de dezembro, em Belém, Santarém, Marabá, Altamira, Redenção e Itaituba

Continua depois da publicidade

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), publica nesta quarta-feira (20), no Diário Oficial do Estado (DOE), o edital para o concurso público da Polícia Militar.

A publicação do edital foi divulgada nas redes sociais pela governadora em exercício, Hana Ghassan Tuma. “Alô, concurseiros. Tenho uma ótima notícia pra vocês. Amanhã [hoje] será publicado no Diário Oficial do Estado o edital do tão esperado concurso da Polícia Militar. Teremos vagas para praças e oficiais. Esse concurso reforça o compromisso do governo do Estado com a segurança pública e com a nossa população”, disse Hana Ghassan.

O certame oferece 4.400 vagas, mais cadastro reserva, para os cursos de Formação de Praças (CFP) e de Formação de Oficiais (CFO), sendo 4 mil vagas para praças e 400 para oficiais. As provas serão realizadas em dias distintos, 10 e 17 de dezembro, nas cidades de Belém (Região Metropolitana), Santarém (Oeste), Marabá (Sudeste), Altamira (Oeste), Redenção (Sul) e Itaituba (Sudoeste).

Compromisso

A realização do concurso na área de segurança pública reforça o compromisso do governo do Estado com a população paraense, para garantir prestação de serviço com qualidade, resultando em mais segurança para a sociedade.

A secretária de Estado de Planejamento e Administração, Elieth de Fátima Braga, destacou a relevância do concurso para o Estado. “Estamos empenhados em fortalecer a segurança pública do Estado. A área de segurança é prioridade da gestão, e o Pará continua ampliando seu quadro, ainda mais com a chegada de grandes eventos, como a COP [conferência mundial do clima], destaca Elieth Braga.  

Ela afirma que o aumento do efetivo vai garantir mais segurança e tranquilidade dos paraenses. O edital oferece vagas para diferentes cargos e níveis de escolaridade, o que amplia as oportunidades para os candidatos. “Com isso, incorpora novos talentos à corporação. Por isso esperamos contar com candidatos comprometidos em servir e proteger a comunidade”, ressaltou a secretária.

O concurso representa um marco, pois é a primeira vez que o Estado disponibiliza um número tão expressivo de vagas, dando um passo significativo no fortalecimento da segurança e no atendimento às demandas crescentes da sociedade por maior proteção e ordem pública.

A empresa organizadora do certame é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pela prestação de serviços de planejamento, organização, realização, processamento e resultado final para homologação de concurso público e seleção de candidatos para o provimento de vagas e formação de cadastro reserva, assim como toda e qualquer logística necessária à execução dos serviços.

VEJA O EDITAL COMPLETO

(Agência Pará/Bianca Buenaño – Seplad. Foto: Bruno Cecim)