Encontrar o caminho

Continua depois da publicidade

Por Wanterlor Bandeira
O Partido dos Trabalhadores de Parauapebas precisa urgentemente encontrar o caminho, o rumo das discussões políticas. Entranhado numa briga renhida, e sem consenso nas discussões, o processo sucessório vai ficando em segundo plano.

Enquanto isso, as oposições avançam rumo à unidade e a busca de uma candidatura única em 2012.

O PT e o governo municipal ainda não produziram um candidato factível, os nomes postos nas discussões não unem o partido e o clima de disputa continua a todo vapor.

Os vários grupos internos estão mais preocupados com seus comezinhos, ou seja, com suas candidaturas proporcionais do que discutir o macro.

Enquanto o partido do governo se engalfinha numa disputa insana, os aliados do nosso alcaide conseguem produzir boas noticias nas suas pastas.

Roque Dutra, Claudio Feitosa, Anderson Moratório, Wilson da Silva (SAAEP) estão mostrando seriedade no desempenho das funções publicas.

Roque Dutra tem se destacado com algumas ações amargas; mas, já demonstrou que tem traquejo administrativo.  Colocou o Código de Postura debaixo do braço e saiu às ruas coibindo as irregularidades.  Praças e calçadas estão sendo desobstruídos. Praças reformadas, canteiros limpos e abertura de diálogos com camelôs e ambulantes.

Claudio Feitosa e Anderson Moratório há tempos são exemplos de boas ações em suas pastas; e o novato e desconhecido Wilson da Silva conseguiu em poucas semanas minimizar o problema no abastecimento de água e o SAAEP deixou de ser alvo preferido dos críticos governista (incluindo o Pôster).

Nosso alcaide tem mais motivos para encontrar nos aliados o seu sucessor do que nos filiados do seu (quase) partido.

18 comentários em “Encontrar o caminho

  1. Pronto, falei! Responder

    Valter Silveira

    Se não gostas da palavra “Marketing” então acompanha as ações que será até melhor.

    Só não gostei de ser chamada de rapaz. Sou moça.

  2. claudio feitosa Responder

    Poster 15,
    Esteja certo: não me apoquento com o debate. Gosto dele. Minha formação política fundamentou-se por debater à exaustão.

    Confesso que me incomoda uma certa cretinice que parece alimentar alguns desafetos. Conheço alguns que, ao discordar de mim, conseguem elevar o nível do debate – cito Marcel Nogueira, como exemplo. Esses têm sempre o meu respeito. Afinal, só podemos exercitar nosso raciocínio se obrigados a estruturar o pensamento.

    No mais, é vida que segue. Acredito muito na essência do que estamos ajudando a realizar. Os erros que cometemos são frutos do “tentar”, do “fazer”, e não os vejo como máculas aos nossos objetivos.
    Grato pelas palavras de apoio,

    Cláudio Feitosa

  3. Culturalmente falando Responder

    Caro Claudio Feitosa,

    As vezes acho que você não deveria retrucar as ofensas, outras vezes acho que você tem que falar mesmo, pq quem não deve não teme, e esse seu jeito xiita como dizes, é de se admirar.
    é claro que ninguém nunca vai agradar a todos, mas as pessoas de bom senso e minimamente inteligentes sabem do seu esforço diante de uma secretaria que não existia e passou a existir de uma forma admirável.

    Parauapebas é bem vista lá fora, como uma cidade que pulsa cultura, esse caldeirão de pessoas de todos os cantos acabou criando uma cultura muito peculiar, embora indefinida, temos quase tudo por aqui.
    A secretaria de cultura tem feito um bom trabalho e toda a sua equipe está de parabéns, nem precisamos relacionar o calendario cultural que a secretaria promove ao longo do ano.
    Agora vai ter sempre alguém alfinetando o seu trabalho, ser competente parecer ofender uma minoria retrógrada, talvez você não esteja no governo certo como mencionaram, mas qual seria o governo certo, vai ser sempre o próximo acredito eu, acreditamos nós.
    Não se apoquente, toque o barco, trabalhar com pessoas é assim mesmo, ainda mais aqui no pebas, mas acredite tem muita gente que admira o seu trabalho, assim como tem alguns que discordam em algum momento, mas a secretaria de cultura vai tá sempre lá pra ser criticada ou elogiada com ou sem você, quem faz cultura não são os órgãos governamentais, são as pessoas, os idiotas precisam saber disso.

    Agora como conselho, enquanto secretário de cultura, invista nas novas gerações, e naqueles que precisam do seu apoio de alguma forma, são eles que farão a diferença.

    por ultimo estamos aguardando nosso velho novo cdc.

  4. claudio feitosa Responder

    Valter,

    tenho uma série de críticas ao governo. Uma série de pessoas tem críticas a mim – inclusive o Yuri que parece me conhecer täo bem, embora eu nem saiba de quem se trata.
    Tenho uma série de elogios ao governo, e algumas pessoas me elogiam. É assim que säo os governos.
    Säo eleitos por uma parte dos eleitores, e no nosso caso, que näo temos segundo turno, quase sempre por uma minoria.
    O fato concreto é que este governo ainda tem 22 meses pela frente com algumas centenas de milhares de reais ainda por entrar como receita.
    Sob a lideranca de Darci, algumas questöes fundamentais para a cidade estäo em processo de acontecer, como, por exemplo, a questäo da cidade universitária que está sendo negociada em contrapartida a implantacäo da ferrovia da Vale.
    Ha ainda uma série de obras de infraestrutura, na área da educacäo, além do hospital. Tudo isso näo é pouca coisa, e eu, que ajudei fortemente a eleger este governo, näo sou de derramar a agua da bacia junto com a crianca.
    Somos e defendemos este governo. Quando comecarmos a decidir quem disputará a sucessäo do Darci, aí chegará a hora de saber se essa definicäo é conveninte ao meu partido (PPS).
    Eu acho que o Wanterlor indicou um caminho alternativo (já conversamos muito sobre isso). Entretanto, eu apenas penso que a hora näo é de discutir nomes, e sim o projeto de futuro. A melhor candidatura será aquela que ao encarnar bem a ideia-chave, conseguirá rapidamente se mostrar viável eleitoralmente.

    Esse nome näo será tirado da cartola, nem o processo eleitoral será definido fundamentalmente pela acäo da máquina.

    O que apreende a populacäo no momento é o seu futuro. Há um clima de instabilidade na cidade. Esse inferno astral da Vale repercute diretamente no estado de espírito do munícipe, e essa situacäo, tudo indica, vai perdurar em ciclos mais ou menos iguais ao que vivenciamos hoje, até o período eleitoral.
    A candidatura que conseguir passar ao eleitor a garantia de estabilidade, de competência administrativa e bom uso dos recursos públicos, na minha opiniäo saíra na frente.

    Hoje temos o seguinte cenário: a candidatura do governo, a Bel (quem acha que ela está fora, está enganado) e o sr. Valmir. Haverá ainda uma acäo coordenada do governo do Estado para unificar as forcas de oposicäo. Esse quadro, se me permite o exercício de futurologia, está longe de ser o definitivo. Pode – e até seria bom – surgir coisa diferente.

    É isso.

    CF.

  5. claudio feitosa Responder

    Valter,

    Pois nesta mesma praca que tu mencionas (que deve ser reformada em breve) já ofertamos: um quarteto de cordas da Fundacäo Carlos Gomes, um Quinteto de Acordeon, do RS, os contrabaixistas Artur Maia, Ney Conceicäo e Dudu Lima, o jovem gaitista Gabriel Grossi, Lui Coimbra e André Gabeh, os grandes violonistas Sebastiäo Tapajós e Nego Nelson, os pianistas Marcelo Bratke Camerata e Marcos Ariel, grupos de chorinho do RJ e Belém, Juca Culatra e Lya Shofia; grupos de teatro infantil, o primeiro festival de danca de Parauapebas, a Semana Curumim de Cultura. Isso tudo em 2009 e 2010, sempre com a presenca de músicos e demais artistas locais, sem marketizar nem mercadejar.

    claudio feitosa

  6. valter silveira Responder

    Uma vez Faisal criticou um secretário de Cultura de mandatos passados por não conseguir colocar nenhum violão na praça pra tocar (Aquela praça que nem o próprio Faisal tem mais orgulho), O rapaz aí acima recomenda ver o “MARKETING” da Secult. De propaganda a Ana Julia achava que era boa, aí imaginava que não precisava fazer nada, somente MERCADEJAR. esse PT !!!

  7. claudio feitosa Responder

    Aproveito para agradecer a lembranca do meu caríssimo Wanterlor Bandeira, entretanto, a única coisa que me interessa, no momento, é ajudar no debate sobre um plano de governo que busque, por um lado, identificar os mecanismos pelos quais Parauapebas conseguirá sua independência econômica da matriz mineracäo, e, em segundo lugar, mas näo menos importante, como conseguir realizar uma ampla e profunda reforma urbana, que dê conta de elevar a cidade à qualidade de vida superior.
    Näo podemos mais conviver com a quase iniquidade em relacäo ao saneamento básico e ao uso e parcelamento do solo urbano, que configuram-se como as maiores “heranca malditas” do crescimento desordenado.

    Na minha opiniäo, essas säo as duas grandes tarefas de um futuro governo.

    Acho também que o mote principal da campanha estará relacionado aos temas da boa governanca: gestäo competente, administracäo transparente. Esse binômio deverá ser traduzido em várias linguagem de campanha, mas quem tiver um bom programa e encarnar esse “espírito”, saíra na frente, em minha opiniäo.

    Na engenharia política ficará definida a outra parte que forma os fundamentos de uma campanha vitoriosa.

    Cláudio Feitosa
    PPS Parauapebas

  8. claudio feitosa Responder

    Meu Caro, O CARA ou Meu Cara, CARO ou ainda CARA-CABAMBA-CARA-CARAÔ! (tá vendo, dei-lhe um nome da tribo OCARADEPAU!)

    Se vc tem prova que embolso alguma coisa da Secult, devias oferecê-las ao Ministério Público.

    Se vc tiver a dignidade de se identificar, serás processado.

    Se vc se informar, verás o tanto de coisas estamos realizando.

    Do meu ponto de vista, aberracäo é alguém achar que pode pegar recursos públicos sem prestar conta e ficar sempre por isso mesmo.

    Agora, sabe por que vcs estrilam tanto? É porque depois de escancaradas essas mazelas, é muito importante tentar me detratar para que eu saia da Secult. Isso porque vcs sabem que se eu ficar, as coisas vão ser diferentes daqui pra frente. E se tem uma coisa que vcs não querem é que as coisas mudem.

    Cláudio Feitosa

  9. carlos refribom Responder

    zé dudu o PT pode até encontrar o caminho de volta, até porque ainda tem nomes que pode alavancar o mostrar um candidato, embora pareça que ninguém está preocupado com isso, por exemplo o PT ainda tem nomes como Coutinho da Semob, Raimundo Neto da educação e Miltom Zimmer deputado, além do vereador Euzébio Rodrigues que já ensaia seu nome, mas o nome Euzébio e Raimundo Neto, acaba sendo um só, ou um ou outro, nunca sai os dois na disputa.
    Porém tem um problema muito grande pro PT resolver!
    as lideranças que realmente pede e tem voto nas urnas dificilmente irá acreditar novamente no sonho de fazer asa coisas transformar, é uma faca de dois gumes, vamos esperar. Carlos Refribom

  10. O CARA Responder

    Wanterlou faça-me um favor mano, dizer que o Claudio malfeitoso tem compromisso cultural, seria como comparar o diabo subistituto de Deus. Esse cara não e ruim é pessimo e ridiculo, um assasino da cultura que so pensa embolsar e tirar proveito da pasta que ocupa. É so ter conhecimento do que ele fez com o carnaval do municipio verdadeira aberração. Com licença malfeitoso, pede pra cxxxx e da o fora bicho ruim.

  11. Raul Responder

    Ora, sendo assim, cabe então aos secretarios e pessoas envolvidas com eles, pelo senhor mencionados, compor uma base política semelhante à formada pela oposição. Em aguardando a manifestação do Prefeito, só terão a perder, pois penso que ele já não tem maiores ambições políticas na região.

    E quanto mais demorarem a se organizar, mais a oposição se fortalecerá e, apesar de sua desunião, fatalmente reassumirão o poder, e teremos novamente Faisal, Bel e Welney no comando da prefeitura, assim como antigamente.
    `
    É preciso encontrar um nome. E rápido.

  12. sede de justiça Responder

    bom dia ze dudu gostaria de saber o paradeiro do chico que foi preso em maraba . nao tive mais noticias do paradeiro dele . nos informe por favor , pois onten vi um de seus companheiros k estava no carro com ele na hora dos disparos no sintetico .
    gostaria de saber se esta preso ou ja foi souto por fiança .

  13. Pronto, falei! Responder

    Democracia é isso.. Dá espaço pra semianalfabetos falarem do que não sabem.

    Pensei que nunca haveria um cara capaz de fazer esse bendito código de posturas ser respeitado. Torço para que a atitude esteja realmente motivado pelo interesse no bem comum e se for, que não acabe sendo vencido pela maré de permissividade que domina Parauapebas no estilo “sirvo a Deus mas não quero que o Diabo me incomode”.

    Se o moço aí de cima sabe tanto da Palmares, deveria conhecer um dos projetos da Secult que funciona ali e que tem como principal objetivo a democratização do acesso aos bens culturais. Se acompanhar o markenting da Secult vai saber de inúmeras ações que vem sendo construídas, não apenas pontuais, mais de consolidação de políticas permanentes para o setor.

    Como sempre, é bem mais fácil bancar o papagaio de pirata e cuspir queixas sem conteúdo, ainda por cima, num português desgraçado de ruim..

  14. YURI SOBIESKI Responder

    caro wanerlor ;

    O SEU TEXTO É BONITO, MAIS NÃO SE CHEIRA COM A REALIDADE DE PARAUAPEBAS, DO PT, É PRINCIPALMENTE COM OS RESPECTIVOS SECRETARIOS QUE VC CITOU.
    1- O PROBLEMA DA ÁGUA NÃO APRESENTOU MUDANÇAS EM CANTO ALGUM, DIGO ISSO POR QUE MORO EM PLENO CENTRO DA CIDADE ( SE PODEMOS CHAMAR ISSO DE CENTRO), ONDE A ÁGUA JÁ É UM PROBLEMA DESDE QUANDO O GOVERNO É DO PT.

    2- A MAIORIA DAQUELES CAMELÔS JÁ ANDAM TORRANDO O NOME DO NOVO SECRETARIO DA SEMURB, É GARANTEM VAO VOLTAR ASSIM QUE A REFORMA DA PRAÇA DO CIDADÃO SER CONCLUIDA ( SE ISSO CHEGAR A ACONTECER)!

    3- CLAUDIO FEITOSA NUNCA SE DESTACOU EM NADA! CÁ PRA NÓS O QUÊ FOI FEITO DE PROVEITOZO NA CULTURA DE PARAUAPEBAS? SE ELES AFOGARAM O DESFILE 7 DE SETEBRO DA PALMARES 1 É 2, SE ELES NUNCA CONCLUIRÃO A OBRA QUE DESTRUIU O CDC.

    É REALMENTE SEU TEXTO MOSTRA UMA COISA : HÁ 1 ANO É MEIO DA ELEIÇÃO O GOVERNO QUE AFOGOU OS NOSSOS SONHOS, TENTAM NOVAMENTE NÓS FAZER DE ALVO, PRA VC´S NÃO TEM OPÇÃO NEM NÓS ALIADOS É NEM NOS AFILIADOS DO SEU QUASE PARTIDO.

    UM ABRAÇO BEM FALSO PRA VC, POLITICO!!!!!!!!!!!

Deixe seu comentário

Posts relacionados