Em Parauapebas SEMOB implanta mini-estação de tratamento de esgoto na Escola Eunice Moreira

Continua depois da publicidade

Qualidade de ensino é uma meta, e alcançá-la é dever de todo governo comprometido com a educação. Por isso oferecer condições dignas de ensino é condição básica para o desenvolvimento da educação. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) implantou na escola Eunice Moreira uma mini-estação de tratamento de esgoto. A estação que começou a funcionar no último sábado, 05, irá atender cerca de 2.250 alunos em 2010.

Roginaldo A antiga rede de esgoto da escola não atendia o fluxo de dejeto lançado, gerando um odor que atrapalhava o funcionamento das aulas. “As fossas existentes não conseguiam atender o esgoto do banheiro e da cozinha, o que gerava entupimento e odor”, disse Roginaldo Rebouças (foto), engenheiro sanitarista da Secretaria Municipal de Obras (Semob). Ainda de acordo com o engenheiro, a mini-estação será composta de três tanques sépticos e um sistema de filtro anaeróbico.

As fossas sépticas servem para despejos dos dejetos do vaso sanitário, água utilizada na cozinha dentre outras; os filtros anaeróbios são reatores biológicos com fluxo através do lodo aderido e retido em um leito. O tratamento biológico de efluentes é uma imitação de processos que ocorrem normalmente na natureza, denominando-se de autodepuração. O princípio do tratamento biológico de efluentes apoia-se na atividade de bactérias e microorganismos que se alimentam de matéria orgânica dos próprios resíduos, podendo-se ocorrer na presença de oxigênio – processo aeróbico – e na ausência de oxigênio – processo anaeróbico. “O novo sistema irá reduzir em 95% a quantidade de dejetos prejudiciais à saúde lançado no meio ambiente. Ou seja, será lançada uma água com um percentual excelente de tratamento”, enfatizou o engenheiro.

Mini estação de tratamento “É importante frisar que a qualidade da educação também é resultado de um ambiente agradável de estudo. Por isso, nossa preocupação em construir a mini-estação”, ressaltou Raimundo Neto, secretário de Educação. Segundo o secretário o sistema foi construído para ser ligado na rede de esgoto que será implantada no complexo Altamira a partir de março de 2010.

De acordo com a vice-diretora da escola, Valdelice Melo, o sistema vai contribuir para o bom desenvolvimento das aulas. “O odor da fossa interferia nas aulas, mas com a nova estação isso acaba. Teremos mais qualidade no dia-a-dia”.

Qualidade no ensino: Destaque nacional

Os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) têm trazido grandes resultados para o município de Parauapebas. Recentemente a SEMED saiu num encarte da revista Nova Escola, da Editora Abril. Na matéria, a Secretaria é elogiada pelo belíssimo trabalho desenvolvido pelos coordenadores e técnicos pedagógicos sobre a formação continuada.

“A estrutura adotada pela Secretaria de Educação de Parauapebas, a 83 km de Belém, tem dois tipos de coordenadores pedagógicos, cujas atribuições estão definidas no material que embasa o curso de formação oferecido para toda a rede. Um grupo é formado pelos técnicos da Secretaria, e outro por profissionais que atuam nas escolas. ‘Todos trabalham em parceria para amparar o professor’, afirma Tereza Cristina Silva de Oliveira, diretora técnica pedagógica do município, que elaborou um cronograma semestral com reuniões e trabalho de campo”.

Fonte: Blog da SEMED

6 comentários em “Em Parauapebas SEMOB implanta mini-estação de tratamento de esgoto na Escola Eunice Moreira

  1. Nome (KLEBER Responder

    estou prescisando criaar uma mini estaç~co de trat de agua p/ uma facudade no df, é so uma ´rea de +-20m² onde vai ser lavada todos os dia, e estamos querendo reultilizar a mesma água. essa área vai ser destinada a coleta seletiva da facudade onde vai ser recolhido todo tipo de material inclusive o organico, espero que vcs possam me ajudar, diante mão eu agradeço.

  2. Rafael waaechter Responder

    Bom dia
    estou escrevendo pois tenho q projetar uma estação de tratamenteo de agua em escala laboratorial, gostaria q me mandasse mais informações do seu projeto
    e se possivel algum esquema(desenho) do processo, obrigado.

  3. anonimo Responder

    Sr. Roginaldo aproveitando o momento venho pedir para vc, …. quando for realizar qualquer obra em seu município também pense em seu filho,,, pois ele ficará para ver o que vc construiu e poderá tirar suas conclusões também….Não o decepcione então….obrigado …mas faça bem feito e com compromisso pela nossa cidade……vc consegue, força, garra, faça o melhor de si,,,vamos, não desanime, vc irá conseguir,,,,rsrsrsrs, Será que teremos que implorar por dias melhores…..Obrigado.

  4. Roginaldo Responder

    Em 2010 na região denominada Complexo Altamira, que contempla o bairro em que se situa a Escola assim como, Casas Populares e Bairro da Paz, serão executados os serviços de construção de rede de esgotamento , bem como três ETE’s visando atender as demandas, desta forma nas regiões assim relacionadas, será “zerado o déficit” de esgotoamento.

  5. José Pereira Responder

    Infelizente no meso bairro não existe nenhuma lagoa de tratamento de esgoto, e as que existem no municiipio não dão conta das demandas. Enquanto isto, nossos mananciais de água a cada dia mais contaminados e poluidos. Senhor secretário de Obras favor investir mais em obras sanitárias, o ambiente lhe agradecerá e a saúde do povo também. Agora ficar esperando só a verba federal para executar, se é que irá, é muito fácil ser secretário…

Deixe seu comentário

Posts relacionados