Em Marabá, Helder Barbalho é empossado como governador reeleito em ato simbólico

Assim como em 2019, Barbalho fez solenidade regional em respeito aos paraenses das diferentes regiões do estado
(Foto: Pedro Guerreiro)

Continua depois da publicidade

No final da tarde desta segunda-feira (2), o governador reeleito no último pleito estadual, Helder Zahluth Barbalho, e a vice-governadora eleita, Hana Ghassan, tomaram posse simbólica nos respectivos cargos, em solenidade realizada no Carajás Centro de Convenções, em Marabá, sudeste do Pará. 

O ato segue uma tradição criada por Helder Barbalho, que tem como objetivo reforçar o compromisso em dar atenção a todo o território paraense. Assim como na solenidade realizada em Belém, o governador reeleito passou em revista à tropa, na condição de comandante-chefe da Polícia Militar, recebeu a faixa governamental, honrarias de chefe de Estado e discursou para convidados e populares.

Helder Barbalho recebeu a faixa de três pessoas que representam diferentes camadas da sociedade, sendo elas uma aluna da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Anísio Teixeira, o presidente do Sindicato da Agricultura Familiar de Marabá, Tião Branco, e da liderança indígena mais antiga da Aldeia Korotire, Cubeí Kayapó. 

“Quando fazemos uma solenidade de posse aqui em Marabá, sinalizamos ao sul e sudeste do estado os investimentos em saúde, educação, ampliação da infraestrutura rodoviária, implementação de hospitais regionais, descentralização de serviços com especialidades em saúde, investimentos para produção rural que é vocação desta região,” explica o governador empossado. “Reafirmamos um governo presente que estará atento e trabalhando para que todas as regiões se desenvolvam ainda mais”. 

O chefe do Poder Executivo Estadual reeleito também afirmou que sua gestão tem compromisso de fazer um governo com características municipalistas, que expanda o desenvolvimento e respeite as peculiaridades de cada cidade e região do estado.

“Temos o compromisso de governar para todas as regiões do Pará. Governar para os 144 municípios deste estado que tem dimensões continentais e necessita da presença de governo para, em parceria com a comunidade local, enfrentar os seus desafios. Por essa razão, viemos aqui reafirmar nosso compromisso,” disse.

Posse também em Santarém e Breves

Após o evento, o governador reeleito do Pará seguiu para o município de Santarém, localizado no oeste do estado, para cumprir, ainda nesta segunda, mais uma etapa da cerimônia de posse regionalizada. Já na terça-feira (3), a última solenidade de posse regional será realizada às 10h em Breves, no Arquipélago do Marajó. 

(Agência Pará)