Em Canaã, moradores do Novo Brasil fazem abaixo-assinado contra Unidade de Internação para Covid-19 no bairro

O movimento divide opiniões entre os próprios moradores. O documento será encaminhado à prefeitura

Continua depois da publicidade

Alguns moradores do bairro Novo Brasil, em Canaã dos Carajás, fazem um abaixo-assinado contra o funcionamento da Unidade de Internação para os pacientes com a covid-19, instalada na UBS do bairro. Eles temem o aumento do contágio na região.

Um desses moradores é o Edivaldo Maciel. Ele diz que é contra o funcionamento da Unidade porque teme que a circulação de pacientes infectados exponha quem mora no bairro.

Do outro lado, há quem defenda a permanência do serviço no bairro. A aposentada Maria Rosa conta que é importante uma unidade próxima da casa dela. “Eu tenho hipertensão. Se pegar essa doença, é mais rápido conseguir ser atendida perto de casa”.

A Unidade Básica de Saúde, do Bairro Novo Brasil, passou por uma reforma recentemente, e segundo a prefeitura, é a estrutura mais adequada, entre as UBS, para ser transformada em uma Unidade de Internação Hospitalar. O local recebeu oxigênio, respiradores, monitores, leitos, ar-condicionado, entre outros equipamentos necessários para atendimento de emergência.

A Unidade vai receber os pacientes confirmados da covid-19 e pessoas com problemas respiratórios, que necessitem de internação. Os pacientes são encaminhados pelo Hospital Municipal e pela Unidade de Referência do Bairro Novo Horizonte, que concentra o atendimento de casos suspeitos.

Nota da Prefeitura

Os moradores que precisarem de atendimento da atenção básica vão continuar tendo, onde estavam sendo atendidos durante a reforma. A Unidade de Internação é uma necessidade nesse momento de enfrentamento, e todos os municípios e estados estão reforçando os seus sistemas de Saúde. A Unidade estará aberta inclusive para os moradores do Novo Brasil, caso tenham necessidade. No local serão tomadas todas as medidas de isolamento dos pacientes e de minimização dos riscos de contágio dos profissionais de saúde e das pessoas que precisarem de atendimento. Quanto ao risco no ambiente externo, há evidências de que o vírus não circula bem em ambientes abertos e a recomendação é de que toda a população mantenha distanciamento social e use máscaras, caso precise sair de casa.