Em Canaã dos Carajás, sem renunciar, atual vice-prefeito abdica da candidatura a prefeito e declara apoio ao candidato tucano

Um fato político estranho aconteceu essa semana em Canaã dos Carajás, que faz parte da 075ª Zona Eleitoral. O atual vice-prefeito e candidato a prefeito pelo PTB, o médico Itamar …

Itamar Francisco e Valdemar da Pavinorte durante comício em Canaã dos CarajásUm fato político estranho aconteceu essa semana em Canaã dos Carajás, que faz parte da 075ª Zona Eleitoral. O atual vice-prefeito e candidato a prefeito pelo PTB, o médico Itamar Francisco da Silva, subiu ontem à noite no palanque do candidato Valdemar da Pavinorte (PSDB), realizado no bairro Novo Brasil, e pediu votos para o candidato tucano.

Itamar, em seu discurso, disse que havia abdicado de sua candidatura e que doravante pediria votos para o candidato Valdemar por acreditar que ele é o melhor candidato para Canaã dos Carajás.

Especula-se no meio político de Canaã que a atitude é na verdade fruto de um acordo onde o atual vice-prefeito recebera a garantia de Valdemar, candidato do partido do governador, de que seu retorno à prefeitura será imediato.

Dr. Itamar governou Canaã dos Carajás por 71 dias quando do afastamento do atual prefeito Anuar Alves (sem partido) pela justiça de Canaã. Anuar responde processo em virtude de um contrato para pavimentação asfáltico celebrado com uma empresa do Tocantins e retornou ao cargo em razão de uma liminar concedida pelo TJ-PA.

Para corroborar a suspeita de acordo entre Itamar e Valdemar, os dois foram vistos ontem, acompanhados do vereador Penteado, no aeroporto de Marabá com destino a Belém.

A candidatura de Itamar desde o nascedouro foi meio que Mandrake. O candidato foi o último a requerer registro na justiça eleitoral e, dizem, só após ser admoestado pela executiva estadual do PTB com ameaçada, inclusive, de expulsão.

Hoje, 20, o comitê eleitoral do PTB em Canaã amanheceu pichado com palavras ofensivas ao candidato majoritário. Segundo informações, Itamar não informou seu propósito de abdicar da candidatura a nenhum membro do partido. Informações dão conta que as pichações ao comitê teriam vindo dos candidatos da proporcional petebista.

O Blogger questionou alguns juristas sobre o fato de um candidato apto pela justiça eleitoral pedir voto para um concorrente sem antes renunciar de sua candidatura, todavia, nenhum deles soube responder, de pronto, se há irregularidade, salvo as morais e éticas, no fato.

Segundo as recentes pesquisas eleitorais publicadas em Canaã dos Carajás, Dr. Itamar está em segundo lugar nas intenções de votos. Jeová Andrade (PMDB) lidera todas as pesquisas eleitorais, enquanto Valdemar da Pavinorte, que doravante terá o apoio de Dr. Itamar, é o terceiro colocado.

Atualização
O Estatuto do Partido Trabalhista Brasileiro trata do assunto em pauta. Vejamos:

Artigo 115 – Aplica-se a medida de expulsão ao filiado que:

  • Inciso 10 – “fizer propaganda eleitoral de candidato de outro partido ou apoiar sua candidatura, salvo por deliberação do PTB;
  • Inciso 11 – “fizer alianças políticas sem a aprovação do PTB”

26 comentários em “Em Canaã dos Carajás, sem renunciar, atual vice-prefeito abdica da candidatura a prefeito e declara apoio ao candidato tucano

  1. Carlos Anoys Chaves Responder

    … AINDA retratando o Tema da Venda de DR.Itamar, Fico Indignado, com a atitude de Candidatos que não Sabem Respeitar o Partido, e nem as pessoas que copoem a sua Organização, O Povo tá cançado de VEr tanta Injustiça, Claro Gente Que Pensa!!! Chega de Acreditarmos na Promessas Fajutas, nas Propagandas Inganosas, no Corruptos, que tem coragem de subir no Palanque e dizer Que é Honesto. Nos assalttantes, que estão prontos/as para o Sanque de Nosso Dinheiro, CHEGA!!!! è Hora de Denunciarmos a Injustiça!!! FORA!!! Queremos estes Bandidos FORA!!! e ESTA coja de Estelionatários,Rackes, Laranjas, marajás, Saguesugas do Dinheiro Público… Acorda POVo de Canaã… Não Afundem Nossa Cidade na Lama… Vamos Votar em candidatos/as compromissados com o POVO, com campanhas na LUTA!!! COM uma coligação Pequena, evitando o Retorno das Raposas Velhas da Política…. EU VOU VOTAR NA MARILDA!!! Decida VC TAMBEM!!! Só não Vote nas Coligações do PASSADO, que trazem para o palanque GENTE SAFADA, Que Não tem VErgonha na CARA, de Falar em Honestidade!!! Sendo que Está Assaltando os Cofres Públicos… E a justiça que fique de olho, pois eles Estão Vão Fazer de tudo Pra ganhar…

  2. Marcos Dias Responder

    Eitá… Que a Política Esquentou… Mas sem Sombra de Dúvidas a melhor opção para canaã se Chama Doutora Marilda!!! Vamos Abrir os olhos, que está cego!!! Veja com quem estão estes outros candidatos!!!Na coligação da Chapa do PMDB È Ex-Prefeitos dos 2 Lados que não fizeram NADA, do outro lado PSDB 03 Vereadores que passaram a Vida Toda Pegando Dinheiro, e Não cobraram nada, sempre se omitiram, se esconderam… e falam que são honestos, vai encabular outro fanfarrões Para acabar de Completar Vem Gente fálido se Aliar para Mamar nas Tetas da Prefeitura!!! Acorda Canaã!!! Haaa Tem mais ainda O Caro Candidato que a gente Expirava Confiança acaba se Vendendo e sem consultar o Partido!!! Que Papelão Heinnn!!! Que Vergonha!!! Por isso que voto em Gente Capacitada, Que Está fazendo uma campanha mais sólida, e coerente, e a gente Vê o voto da Doutora é nas Ruas, Pode até não Ganhar mais concerteza é um voto consciente!!!

  3. Indignados/as Responder

    Carissimos Amigos/as… vamos Prestar bem Atenção!!! Ficar atentos/as Pois tem muito candidato aí, Comprando Voto!!! Vc que ainda Acredita na Honestidade e Não Vende Seu Voto!!! Não exite em Denunciar estes Corruptos,que antes de entrar já Estão mostrando para que Vieram!!! Esperamos Que ao contrário da eleição Passada a justiça eleitoral possa está presente, mesmo fiscalizando!!! Não queremos que a eleição seja decidida na compra de Voto!!! E que a Justiça Faça seu Papel!!! Ligue: 0800 642 2210

  4. Deon Alves Responder

    è meu caro Lima… Vc Tá certo!!! Nosso País é democrático oque não é… e um candidato Usar o seu Nome como Opção depois Se Vender, e ainda mais sem Consultar o outros/as Companheiros/as de Partido!!! è uma Vergonha!!!
    Só Lamento Pra ele… Pois a Queda do Cavalo Vai ser Maior Agora!!! Pois o indice de Rejeição do Candidato do PSDB é tão Grande que ele pode fazer barulho até dizer chega!!! Que ele vai ganhar!!! A Passagem de Volta para o Maranhão!!!

  5. LIma Responder

    Caro Zé DUdu o amigo tem o direito de publicar noticias mas nao usar da impresas para formar opinioes. Um fato político estranho aconteceu essa semana em Canaã dos Carajás, que faz parte da 075ª Zona Eleitoral. NAO VEJO NADA ESTRANHO QUANDO VIVEMOS NO PAIS DEMOCRATICO TODOS SOMOS LIVRE PARA FAZER NOSSAS ESCOLHA TEMOS O DIREITO LIVRE DE OPCAO. 45 NELES

  6. Poly 24 anos Responder

    Esse Itamar não tem teve respeito com a populaçao antes .. e imagine hoje.. se vendeu p outro q é pior ainda!!!!! Gente pense com karinho dia 7 de Outubro, chega de tanta corrupção. chega de tanta ladruagem, chega de tanta moralidade, chega de tanta falta de respeito, q esses politicos q governaram e ainda querem governar nossa princesinha Canaã.. vamos votar em pessoas q nunca estiveram ali como prefeito e vereador.. vamos da oportunidads p pessoas dignas e de respeito.. ai sim Canaã vai está de cara nova!!!!!!!!!!!! Vote 23.. 23.. 23.. Ai q tudo!!!!!!! Dra. Marilda e Ana Paula.. 23.. 23.. 23.. ai q tudooo!!!!!!!!!!

  7. jorge saraiva Responder

    carater – ao longo da historia, muitos políticos fracos e sem carater adotaram similar comportamento às proximidades de grandes decisões envolvendo interesses de ordem pessoal. neste caso, o interesse coletivo mais uma vez foi suprimido. de certo modo o processo politico é sábio por ajudar a depurar e alijar tais pendurucalhos da politica. oxalá, que se fizesse com os corrutos e corruptores sedentos por denegrir e retardar o desenvolvimento desta cidade.

  8. Antônio Responder

    Agora de uma coisa tenho certeza… tem candidato a vereador q vai achar q roubaram seus votos. Se somarmos o quanto de voto cada vereador acha q tem daria uns 150.000 eleitores em canaã. Tem gente q não se toca, o cara chega hontem e já quer sentar na janela… Ei… na sua casa não tem espelho?

  9. Antônio Responder

    Ainda bem q o Dr. Itamar se une a Valdemar…
    De todos os candidatos ai colocados esse dois são os piores… Agora formou o Casal 20.
    Mas avaliamos uma coisa: Qual deles come poeira, se enfia na lama e sofre com esse povo desde 1984 – É só um, os outros só vieram aqui depois q a Vale implantou projetos, depois q Canaã brota dinheiro de pedras… Canaã hj é como a música Capim guiné (Depois de tudo pronto ai vem um monte de espertinhos).

  10. Marcia. Responder

    ZEdudu, moro em Canaã, mais voto ai no Peba,
    gostaria de saber porque a candidatura do Cassio Flausino ta toda enrrolada, ninguem fala nada, até hoje não resolveram seu problema na justiça, será que vai ser igual a do Zacarias, vão ficar calados até no final e não vai valer os votos, ficaria mais bonito ele sair na rua antes e avisar a população pois vai ficar muito feio pra ele, como ele é novo pode tentar depois, vc deve ser muito proximo a ele, orienta ai se não o povo depois vai ficar xingando ele ai nas ruas de Parauapebas.

  11. Solon Responder

    Fernandinha Vasconcelos, não minta pro papai ,Instituto Canaã de Pesquisa e Estatística?????, onde já se viu tal instituto aqui em Canaã, juízo criança.

  12. deon Alves Responder

    è isso aí… Dr.Marilda Pode Supreender…E os que tocam no carro de som Que os outros estão dezesperados… Que Tomem o Remedio do Coração no Dia 7…

  13. deon Alves Responder

    Infelizmente… O Candidato Itamar fez uma Péssima Opção… Agora tambem entra no Ranking da Rejeição, Depositando seu apoio para o adversário, os que enxergavam nele a Possível Mudança, Agora se Revoltaram e Se aliam a Dr. Marilda como Preferência e Alguns até ao Candidato Jeová, Agora eu decidi meu Voto… Pois enxerguei que o candidato do PTB Não tem compromisso e nunca teve com a População…

  14. Tulio Responder

    E fez muito bem! O Povo do 15 em Canaã tá doido..
    Eles queriam que Itamar apoiasem eles! Deram com a cara no chão! kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Dr. Itamar Sabe o que é melhor para canaã! Se Valdemar 45 já fez muito por Canaã dos Carajás sem ser prefeito, imagina sendo! 45 neeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeles! dia 07 de outubro é 45! Valdemar!

  15. FERNANDA VASCONCELOS Responder

    Não procede a informação do post, haja vista que a pesquisa do IBOPE foge muito da realidade observada nas ruas de Canaã. O INSTITUTO CANAÃ DE PESQUISA E ESTATÍSTICA publicou recentemente uma pesquisa mais parecida com a realidade verificada nas ruas, onde o
    Candidado JEOVA tem 31%, Dra. MARILDA 19%, Dr. ITAMAR 11%, VALDEMAR 9% E MAIA 8%. Mas essa do ITAMAR já era esperada, ele sempre fou um sujeito complicado.

  16. tania passos Responder

    pior . essa decisao foi tomada , as ocultas , sem que os demais candidatos a vereadores , fossem informado. desestruturando , toda uma campanha , sou candidata a vereadora , e nunca senti tanta indignaçao , ja que o candidato valdemar e repudiado por mim e os demais colegas , infidelidade partidaria ,,, visto que dr itamar , parece que , ta usabdo isso para beneficio proprio ….. uma atitude covarde

  17. Carajaense Responder

    Tarde demais a decisão de Itamar! Jeová veio num crescendo e ocupou estrategicamente o espaço político que foi aberto pelo descalabro da gestão de Anuar. O Sou de Fé, Sou Jeová ocupou os corações e mentes do povo Canaãnense e se tornou irreversível. A campanha simples e bem arquitetada veio das comunidades rurais e tomou conta da cidade… Tarde demais Itamar!

  18. sardinha Responder

    aqui em canaã a corrupção tomou conta de quase todos os politicos. fatos como esse que vc citou ai acontecem aqui e a população infelizmente não se manifesta contra.

Deixe seu comentário