Em Canaã dos Carajás, sem renunciar, atual vice-prefeito abdica da candidatura a prefeito e declara apoio ao candidato tucano

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on print
Imprimir

Continua depois da publicidade

Itamar Francisco e Valdemar da Pavinorte durante comício em Canaã dos CarajásUm fato político estranho aconteceu essa semana em Canaã dos Carajás, que faz parte da 075ª Zona Eleitoral. O atual vice-prefeito e candidato a prefeito pelo PTB, o médico Itamar Francisco da Silva, subiu ontem à noite no palanque do candidato Valdemar da Pavinorte (PSDB), realizado no bairro Novo Brasil, e pediu votos para o candidato tucano.

Itamar, em seu discurso, disse que havia abdicado de sua candidatura e que doravante pediria votos para o candidato Valdemar por acreditar que ele é o melhor candidato para Canaã dos Carajás.

Especula-se no meio político de Canaã que a atitude é na verdade fruto de um acordo onde o atual vice-prefeito recebera a garantia de Valdemar, candidato do partido do governador, de que seu retorno à prefeitura será imediato.

Dr. Itamar governou Canaã dos Carajás por 71 dias quando do afastamento do atual prefeito Anuar Alves (sem partido) pela justiça de Canaã. Anuar responde processo em virtude de um contrato para pavimentação asfáltico celebrado com uma empresa do Tocantins e retornou ao cargo em razão de uma liminar concedida pelo TJ-PA.

Para corroborar a suspeita de acordo entre Itamar e Valdemar, os dois foram vistos ontem, acompanhados do vereador Penteado, no aeroporto de Marabá com destino a Belém.

A candidatura de Itamar desde o nascedouro foi meio que Mandrake. O candidato foi o último a requerer registro na justiça eleitoral e, dizem, só após ser admoestado pela executiva estadual do PTB com ameaçada, inclusive, de expulsão.

Hoje, 20, o comitê eleitoral do PTB em Canaã amanheceu pichado com palavras ofensivas ao candidato majoritário. Segundo informações, Itamar não informou seu propósito de abdicar da candidatura a nenhum membro do partido. Informações dão conta que as pichações ao comitê teriam vindo dos candidatos da proporcional petebista.

O Blogger questionou alguns juristas sobre o fato de um candidato apto pela justiça eleitoral pedir voto para um concorrente sem antes renunciar de sua candidatura, todavia, nenhum deles soube responder, de pronto, se há irregularidade, salvo as morais e éticas, no fato.

Segundo as recentes pesquisas eleitorais publicadas em Canaã dos Carajás, Dr. Itamar está em segundo lugar nas intenções de votos. Jeová Andrade (PMDB) lidera todas as pesquisas eleitorais, enquanto Valdemar da Pavinorte, que doravante terá o apoio de Dr. Itamar, é o terceiro colocado.

Atualização
O Estatuto do Partido Trabalhista Brasileiro trata do assunto em pauta. Vejamos:

Artigo 115 – Aplica-se a medida de expulsão ao filiado que:

  • Inciso 10 – “fizer propaganda eleitoral de candidato de outro partido ou apoiar sua candidatura, salvo por deliberação do PTB;
  • Inciso 11 – “fizer alianças políticas sem a aprovação do PTB”

Relacionados