A metrópole paraense chegou ontem (5) a 1,026 milhão de habitantes oficialmente recenseados, o equivalente a 68% da população que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima encontrar até o final da coleta do censo demográfico, atualmente em andamento. A estimativa do IBGE para Belém é de 1,506 milhão de residentes.
As informações foram levantadas pelo Blog do Zé Dudu, que analisou microdados divulgados pelo IBGE nesta terça (6) a título de ciência à sociedade sobre o quarto balanço parcial do censo demográfico, que está atrasado. O Pará já contabilizou 6,668 milhões de habitantes, de um total esperado em 8,777 milhões, o que corresponde a 76% do total de paraenses.
Dos moradores identificados até o momento, as mulheres são maioria: elas totalizam 3,355 milhões e os homens, 3,313 milhões. Com o andamento da coleta censitária, a diferença na quantidade de homens e mulheres está ficando apertada, com vantagem de 42 mil para elas, menos que as 65 mil mulheres do terceiro balanço apresentado pelo IBGE no mês passado.
A novidade nesta terça foi a apresentação de dados das capitais estaduais. Belém aparece ― ao menos em termos de ranking ― em linha com a estimativa da população: é a 11ª capital mais populosa. Está atrás de Goiânia, com 1,089 milhão contabilizados até o momento, e à frente de Porto Alegre, com 1,008 milhão. São Paulo, com 7,017 milhões de habitantes recenseados até hoje, e Rio de Janeiro, com 4,883 milhões, seguem sendo, sem rivais à altura, as capitais e cidades mais populosas do Brasil.
Mais populosos
Os municípios de Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas e Castanhal já recensearam um total de 1,159 milhão de habitantes, segundo o IBGE, que, no entanto, não discrimina o andamento da coleta de dados demográficos nessas localidades. Os cálculos foram feitos pelo Blog do Zé Dudu.
Nesta terça, o Blog apurou também que 12 municípios do Pará já concluíram a coleta do censo: Afuá, Aveiro, Bannach, Belterra, Cametá, Colares, Faro, Igarapé-Açu, Jacareacanga, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba e Palestina do Pará. Os municípios de Baião, Nova Esperança do Piriá, Itupiranga, Oeiras do Pará, Irituia, Pau D’Arco e Santa Bárbara do Pará devem concluir o evento demográfico ainda esta semana.
Por outro lado, a coleta de dados está demais atrasada nos municípios de Santa Cruz do Arari, Redenção, Novo Progresso, Curralinho, Novo Repartimento, Canaã dos Carajás, Itaituba, Bagre, Brasil Novo e Rondon do Pará. Há lentidão na coleta também em municípios populacionalmente importantes, como Marabá, Altamira e Parauapebas.
Confira a população das capitais recenseada oficialmente até o último dia 5.