Pará

Eleitores devem ficar atentos ao fim do recadastramento biométrico

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará encerra no próximo sábado, 31, o recadastramento biométrico obrigatório em sete municípios do estado. Os eleitores de Altamira, Abaetetuba, Breves, Cametá, Itaituba, Marabá e Redenção devem comparecer o quanto antes aos postos de atendimento do seu município.

O processo de recadastramento é simples. O eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral munido de um documento oficial com foto e um comprovante de residência atualizado. Dessa forma, a Justiça Eleitoral busca atualizar o cadastro de todos os eleitores coletando a digital e foto. Essas informações são encaminhadas diretamente para o banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A biometria é mais uma ferramenta de segurança e que garante a legitimidade do voto durante o pleito eleitoral, já que a urna só é liberada com a digital do eleitor.

O TRE do Pará já realizou o recadastramento em mais de 80 por cento do estado – atendendo 4.582.577 eleitores paraenses. De acordo com a Secretaria de Tecnologia da Informação, responsável por executar o recadastramento, junto com as equipes de cada cartório eleitoral, a expectativa é que a biometria encerre em novembro de 2019, o que garantirá, já no próximo pleito, uma eleição 100 por cento biometrizada.

Vale ressaltar também que, com o título cancelado o eleitor fica impossibilitado de emitir carteira de identidade, passaporte, perde benefícios sociais como, por exemplo, bolsa família e seguro defeso.

Cartórios Eleitorais

Altamira: 18ª ZE – Av Brigadeiro Eduardo Gomes, s/n, ao lado do Hemopa.

Abaetetuba: 7ª ZE – Rua Sete DE Setembro, s/n.

Cametá: 12ª ZE –  Trav. Dom Romualdo de Seixas, n°513.

Itaituba: 34ª ZE – Passagem Clodson Borges do Vale, n° 15.

Marabá: 23 ª ZE – Av. VP-03, Folha 16, Quadra 36, Lote 10.

Redenção: 59ª ZE – Rua Manoel Vicente Pereira, Quadra 22, s/n.

Breves: 15ª ZE – Av. Rio Branco, n° 439.

Deixe seu comentário