Eleição no MP-PA com apuração on line

Continua depois da publicidade

Nesta sexta-feira, 7, os trezentos e oito (308) membros do Ministério Público estadual decidem nas urnas a composição da lista tríplice com os nomes dos candidatos para nomeação ao cargo de procurador-geral de justiça. A lista tríplice definirá pelo critério de votação o novo gestor do órgão para o biênio 2013-2015. A apuração será transmitida pela internet no site da instituição a partir das 16h.

A votação ocorre de 8h às 16h, no Edifício-sede do Ministério Público. Os promotores que atuam no interior do estado exercerão o direito ao voto por via correios ou com o deslocamento até a capital.

Após o pleito eleitoral será encaminhada a lista tríplice ao governo do estado do Pará, se não houver recurso contra a votação, a apuração ou proclamação do resultado final da eleição. O chefe do executivo tem obedecido nos últimos anos a tradição quanto ao rito de escolha que é sempre pelo candidato mais votado pelos membros, na respectiva lista.

Conforme o edital e calendário eleitoral, o mandato do novo Procurador–Geral terá inicio em 19 de março de 2013 com término em 19 de março de 2015.Quatro candidatos concorrem ao cargo de procurador geral de justiça, cargo ocupado atualmente pelo procurador Antônio Eduardo Barleta de Almeida, que declinou ao processo de reeleição.

A ordem na cédula para votação já definida em sorteio apontou em primeiro lugar: o procurador Jorge de Mendonça Rocha, em segundo o procurador Marcos Antônio Ferreira das Neves, em terceiro a procuradora Maria da Graça Azevedo Silva e em quarto o procurador Almerindo Leitão.

Conselho Superior – Paralelo a escolha da listra tríplice para procurador-geral, os procuradores e procuradores de justiça do Ministério Público também elegem hoje os cinco novos membros do Conselho Superior da instituição.

Fonte: Assessoria de Imprensa do MPE/PA

Deixe seu comentário

Posts relacionados