Deputados aprovam projeto que cria o prêmio Glória Maria de Jornalismo

Premiação será concedida anualmente em sessão solene da Câmara dos Deputados
Ao longo de sua carreira como jornalista e apresentadora de TV, Glória Maria lutou contra o preconceito racial no país e fora dele

Continua depois da publicidade

Brasília – Os deputados aprovaram na quarta-feira (18), e acaba de ser promulgado, o Projeto de Resolução n° 10/2023, do deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), que institui o Prêmio Glória Maria de Jornalismo. A segunda-secretária da Mesa Diretora, deputada Maria do Rosário (PT-RS), apresentou parecer favorável ao projeto. A honraria, constituída de uma medalha, será concedida anualmente a um jornalista cujos trabalhos ou ações “merecem especial destaque no jornalismo brasileiro”.

Após indicação dos nomes pelas lideranças partidárias, a definição dos agraciados será feita pela maioria dos integrantes da Mesa Diretora. A entrega do prêmio será realizada em sessão solene da Câmara dos Deputados, sempre na segunda quinzena do mês de agosto.

A jornalista Glória Maria, da TV Globo, morreu em 2 de fevereiro de 2023. Ela fazia tratamento contra câncer no pulmão desde 2019.

Racismo

Para a deputada Maria do Rosário, a jornalista carregou a dimensão da negritude para abrir portas a muitas brasileiras. “A homenagem reconhece o ícone que foi por si, uma mulher negra que quebrou preconceitos,” afirmou.

Aureo Ribeiro lembrou que ela foi a primeira repórter negra a se destacar na televisão. “Quando apresentou o Fantástico, recebeu inúmeras cartas de telespectadores reclamando de sua presença no programa, muitas com ataques racistas, sendo a primeira brasileira a usar a Lei Afonso Arinos, que proibiu a discriminação racial no Brasil, em 1951, à época considerada contravenção,” recordou.

Por Val-André Mutran – de Brasília