Deputado Zimmer que criar município de Palmares de Carajás, hoje um Núcleo Urbano de Parauapebas.

Continua depois da publicidade

O deputado estadual paraense Milton Zimmer (PT) publicou a seguinte nota em sua página pessoal no Facebook:

“Hoje apresentei projeto de lei que solicita a emancipação política da região de Palmares II , localizada em Parauapebas para se transformar em município. O objetivo e garantir a emancipação e o desenvolvimento da região e entorno com políticas públicas efetivas para melhorar a vida das milhares de famílias que lá residem.

A área foi transformada em assentamento há 18 anos com uma certa infraestrutura como quatro escolas, sendo uma de ensino infantil com doze salas de aulas; outra de ensino médio com quatro salas. Possui posto de saúde, farmácia, praça pública, entre outras.

Em 2011 o Ministério do Desenvolvimento Agrário baixou portaria transformando a área rural em núcleo urbano.

Agora o projeto vai para análise das comissões para depois entrar em votação”.

Nota do Blogger:

Não tomei conhecimento do inteiro teor do projeto, todavia, será que o nobre deputado tomou precauções para que o projeto apresentado seja aprovado? Já que tramita no Congresso Nacional PL 416/2008, do Sen. Mozarildo Cavalcante, que visa normatizar a emancipação ou fusão de municípios e este aponta que alguns requisitos prioritários que devem ser observados na apresentação do projeto. São eles: 

  • Exigência de um núcleo urbano, com um mínimo de edificações com base em 20% da população da área que almeja se emancipar e na quantidade média de pessoas por família.
  • Estudo de viabilidade exigido no Projeto de Lei Complementar deve mostrar a capacidade econômica, político-administrativa e socioambiental e urbana, causadas pela mudança. Esse estudo só pode ser elaborado por instituições públicas com capacidade técnica comprovada.
  • Viabilidade financeira – leva em consideração as receitas de arrecadação própria de agentes instalados, receitas de transferência da União e dos Estados, gastos com pessoal, custeio e investimento.
  • Provas da capacidade de aplicação mínima em Educação (25%) e Saúde (15%), exigidas pela Constituição Federal. Além disso, comprovar que poderá cumprir com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
  • As exigências em relação à viabilidade político-administrativa são as seguintes: o estudo para a criação do novo Município deverá mostrar o número de servidores e a população estimada.
  • No caso das características socioambientais, a área pleiteante precisa fazer um diagnóstico de ocupação urbana, com os dados sobre o abastecimento de água e redes de esgoto, além da estimativa de produção de resíduos sólidos e efluentes.
  • Os limites das cidades desmembradas deverão ser identificados, visíveis e de acordo com o Sistema Cartográfico Nacional ou o Sistema Geodésico Brasileiro.

Importante lembrar que não podem ser aprovados os estudos que mostrem a perda de continuidade territorial e da unidade histórico cultural urbano, quando houver alteração de divisas dos Estados, e se a área estiver situada em reserva indígena ou de preservação ambiental.

O estudo completo de viabilidade tem o prazo de 180 dias para ser feito e após ser apresentado à Assembleia Legislativa Estadual, qualquer cidadão pode entrar com ação de impugnação. Os deputados estaduais terão que promover ao menos uma audiência pública para debater o projeto e divulgar o texto por 120 dias para os interessados, inclusive na internet.

Com a palavra o nobre deputado petista!

11 comentários em “Deputado Zimmer que criar município de Palmares de Carajás, hoje um Núcleo Urbano de Parauapebas.

  1. Leonardo Soares Responder

    Mas que coisa ridícula! Palmares é uma favela, esse deputado deve ter bosta na cabeça!

  2. ZE DA HILLUX Responder

    Deputado ZE MANE CALDO DE PETECA a palmares noa teria como sobreviver ja nascia um municipio falido quer enganar os petista de novo nao e so os SEM TERRA SERIA FACIL DE ENGANAR NESTA ELEIÇAO.

  3. E noís oooo Responder

    Essa postagem me lembra uma celebre frase: “…as vezes não fazer nada é melhor do que fazer bobagem”…. O nobre deputado…vai procurar o que fazer de verdade.

  4. ZE Responder

    MILTON PRA NADA, ESSE É FRAQUINHO QUE SÓ…..”QUE CRIAR OQUE????”””””” KKKKK ERIKA INDIO QUE FAZE BARUIO!!!!!!!!KKKKKKK

  5. Ricardo Correa Responder

    Caro blogger, é muito provável que o deputado não tenha tomado as precauções que você tão bem enumera. Afinal, no reino da politicagem petista, qualquer falácia é válida para enganar seus eleitores.

  6. Aline Alves Responder

    Me parece que o nobre Deputado está bem afim de que a população de Parauapebas recorde que tem um deputado rsrsr…e sobre o outro projeto de criar a região metropolitana de Carajás…alguém sabe dizer como isso está?

  7. MP Responder

    Deputado !
    O povo de Parauapebas lhe elegeu não foi para criar curral eleitoral e sim para defender , presentear e pleitear junto a seus pare na assbleia lesgislativa do Para os anseios sociedade de Parauapebas !

    Pense bem !

    Reflita !

    Deste jeito apenas o Palmares não lhe reelege !

  8. José Carlos Azambuja Responder

    Acho que o dep. Milton Zimer encontra-se desesperado tendo em vista a aproximação das eleições. Sabe o autor do projeto (Zimer) que não terá a mínima chance de vir a ser eleito novamente deputa estadual, daí o absurdo da proposição. Palmares II é um núcleo paupérrimo, sem nenhuma perspetiva de autonomia financeira, além de não compor quantidade suficiente de população. Só mesmo na cabeça de louco petista.

Deixe seu comentário

Posts relacionados