Rede municipal de saúde oferece novo serviço de odontologia à população

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

dentist 1A população de Parauapebas já pode contar com mais um serviço odontológico na rede municipal de saúde. Trata-se da especialidade de endodontia (tratamento de canal), que agora é realizado nos dentes posteriores, pois antes o tratamento era apenas nos dentes centrais.

Para ofertar o serviço, a rede municipal de saúde ganhou equipamentos de alta tecnologia, chamado lima rotatória, o que há de mais moderno na área de odontologia. Além de novas cadeiras odontológicas, raio x e profissionais especialistas na área. O serviço está sendo ofertado desde o mês de agosto para a população das zonas urbana e rural.

Na zona urbana, o serviço está disponível no Centro de Especialidades Integradas (CEI) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Liberdade I, Guanabara e Casas Populares II. Na zona rural, as UBS das vilas Palmares II e Paulo Fonteles já realizam o tratamento.dent 3

A endodontista e especialista em canal, Caroline Lopes, explica que antes o tratamento de canal era demorado, realizado em várias sessões e com equipamentos manuais. O novo equipamento modernizou e agiliza o tratamento.

“Esse aparelho é o lançamento na área de odontologia, otimiza o tempo, traz conforto para o paciente e facilita o trabalho do profissional.  O tratamento de canal dos dentes posteriores é um grande ganho para os pacientes que hoje estão na faixa etária de 11 a 16 anos de idade”, destaca a especialista.

De acordo com o coordenador municipal de Saúde Bucal, Marco Aurélio, com esse novo serviço especializado a população tende a perder menos elemento dentário, pois o serviço visa recuperação ao invés da extração.  Além desse novo serviço, a população do município conta com uma rede de atendimento odontológico totalmente gratuito.

dent 2São 19 consultórios distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Liberdade I e II, Guanabara, Da Paz, Altamira, Jardim Canadá, Rio Verde, Cidade Nova, Novo Brasil, Palmares Sul e Centro de Especialidades Integradas (CEI) e também nas vilas Paulo Fonteles e Palmares II. Serviços como restauração, limpeza, extração, raspagem periodontal e tratamentos de canal estão disponíveis na rede municipal de saúde.

Fonte : Ascom