Darci libera academias e impõe “toque de recolher” na Prefeitura de Parauapebas

Academias poderão funcionar de domingo a domingo, atendendo a pedidos de representantes do setor. Comércio de rua poderá atuar das 8 às 18, mas serviço público teve jornada reduzida.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

O prefeito Darci Lermen publicou na noite desta sexta-feira (12) um decreto com medidas temporárias locais para regular o distanciamento controlado como forma de enfrentamento à Covid-19, cujos casos voltaram a subir em Parauapebas nas últimas semanas. Um dos pontos mais marcantes do Decreto 1.076 é a liberação das academias, proibidas de funcionar no início desta semana por conta de um decreto estadual.

Representantes da categoria reuniram-se com o governo municipal e pressionaram pela abertura dos estabelecimentos, já que outros ambientes, de setores diversos da economia, não foram afetados pela medida estadual a ponto de baixar as portas. Sensível ao apelo de donos de academias e de quase 25 mil frequentadores, Darci resolveu afrouxar, liberando os espaços, os quais, também, devem receber “selo” de serviços essenciais mediante um projeto de lei que deve ser enviado à Câmara em breve.

Por outro lado, o prefeito proibiu o vuco-vuco de pessoas nas ruas entre 23 horas e 5 da manhã, caso estas não apresentem motivo essencial e justificável. Mas liberou o comércio de rua para funcionar das 8 às 18 horas. Além disso, Darci impôs aos servidores da prefeitura e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saaep) horário corrido de 9 às 13 horas, em regime de escala para garantir lotação nos setores de apenas 50% da capacidade, sem atendimento ao público.

Darci alega que as medidas editadas no decreto visam a atender às particularidades do município e que são a opção mais adequada para a saúde pública e para a manutenção da economia local neste momento. Confira todas as medidas publicadas nas quatro páginas do decreto divulgado pela Prefeitura de Parauapebas esta noite.