Nesta segunda feira (23), os garimpeiros que atuam em garimpos no município de Cumaru do Norte fizeram um grande buraco na rodovia estadual PA-287 e queimaram uma ponte de madeira, para impedir as ações de fiscalização dos soldados do Exército, agentes da Força Nacional, Ibama e Polícia Federal.
Durante a manifestação, o prefeito do município Célio Marcos Cordeiro (MDB) tentou demover os manifestantes, mas não teve seu apelo atendido pelos garimpeiros.
Com a chegada dos agentes e soldados das forças federais em quatro helicópteros, o gestor local e outras lideranças tentaram dialogar com o comandante da operação e com os manifestantes a fim de evitarem um conflito armado.
No final da tarde, o clima continuava tenso com a interrupção do trânsito e com as ações dos agentes federais e dos soldados do Exército, que iniciaram a queima de maquinários nos garimpos clandestinos em terras indígenas.
Em rápida fala à Imprensa, as autoridades políticas do município manifestaram preocupação com o temor um conflito de grandes proporções na cidade, mesmo tendo em vista que as áreas de garimpagem ficam na zona rural.
(Paulo Francis. Fotos: Ascom PMCN)
1 comentário em “Cumaru do Norte: Garimpeiros em protesto queimam pontes e danificam a Rodovia PA-287”
Pingback: Comissão de Minas e Energia discute regularização de áreas de garimpo no País - ZÉ DUDU