Coronavírus: Vigilância Sanitária intensifica fiscalização no comércio de Canaã dos Carajás

Na Feira do Produtor, os ficais distribuíram álcool em gel e orientaram os feirantes sobre medidas de segurança

Continua depois da publicidade

Um dia depois do registro de aglomeração na Feira do Produtor de Canaã dos Carajás, o movimento foi bem menor, neste sábado, 11. Fiscais da Vigilância Sanitária percorreram os boxes, entregando álcool em gel aos feirantes e orientando sobre as medidas de segurança, exigidas pelo decreto estadual nº 609, no enfrentamento ao coronavírus (covid-19). Parte dos boxes estava fechada. Os feirantes voltaram a fazer o rodízio, exigido pelo município, desde que foram adotadas as medidas preventivas, contra o avanço da epidemia.

A Vigilância Sanitária também intensificou a fiscalização no comércio de Canaã, depois de denúncias de estabelecimentos comerciais funcionarem sem adotar medidas, como a marcação nas filas, para distanciamento de, no mínimo, 1,5 metros entre os clientes; oferecer água e sabão ou álcool 70 para o público; a utilização de máscaras entre os funcionários, entre outras exigências do decreto.

As agências bancárias de Canaã têm sido motivo de preocupação. O movimento aumentou, principalmente, depois do anúncio do auxílio emergencial do Governo Federal. No espaço reservado aos caixas eletrônicos, os usuários não mantêm distanciamento e nem usam máscaras.

O Coordenador da Vigilância Sanitária, Ormeu Brito Cerqueira Neto, alerta para a necessidade em adotar ações preventivas. “No momento é de suma importância, que a população tenha a consciência, da gravidade do período que vivemos. O isolamento social é necessário para que não tenhamos a propagação do vírus. O município de Canaã vem desenvolvendo um trabalho preventivo e o monitoramento de casos suspeitos, com implantação das barreiras sanitárias, do disk-coronavírus, da unidade de referência”.

Barreira Sanitária

Com a confirmação de um óbito, por coronavírus, em Parauapebas e o aumento de infectados na cidade, a preocupação aumentou com a circulação de pessoas entre os dois municípios. Os agentes que ficam nas barreiras sanitárias, montadas na entrada e saída da cidade, têm fiscalizados os passageiros de ônibus e até carros menores. Pessoas com sintomas gripais são encaminhados para a unidade do bairro Novo Horizonte.