Congresso instalará Comissão do Orçamento na quarta-feira (7)

Presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, convocou eleição da Mesa da CMO para 2021
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Após eleição dos membros, colegiado deve iniciar processo de votação da LDO 2022

Continua depois da publicidade

Brasília – O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), convocou reunião quarta-feira (7) para eleição da Mesa da Comissão Mista de Orçamento (CMO) com os cargos de presidente e vice. Deputados e senadores se reúnem a partir das 10h, no plenário 2 da Câmara dos Deputados. A eleição deve ser feita de forma presencial.

Formada por 30 deputados e 10 senadores titulares, a CMO é a responsável pela análise prévia das propostas de Lei Orçamentária Anual (LOA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Plano Plurianual (PPA), fundamentais para a previsão de receitas e despesas do governo federal. A LDO para 2022 (PLN 3/2021) precisa estar aprovada pelo Congresso até 17 de julho para que haja recesso parlamentar.

Em 2020, a CMO ficou sem atividade formal devido à pandemia e à falta de entendimento político quanto ao comando do colegiado. O Congresso acabou adotando um rito sumário para aprovar, pelo menos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, a fim de estabelecer as metas e prioridades fiscais e evitar o colapso das contas públicas no início deste ano.

Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.