Comandante da PM assina convênio para implantação do Sume em Tailândia

A solenidade aconteceu na tarde desta segunda-feira (10), na Escola José Edvar Coelho Frota, que foi escolhida para o desenvolvimento do projeto pedagógico da PM, considerado um sucesso em Marabá e Canaã dos Carajás, no sudeste paraense
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

O Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Dílson Júnior, assinou na tarde desta segunda-feira (10), o termo do convênio de implantação da Supervisão Militar Educacional (Sume) no município de Tailândia, no nordeste paraense. A solenidade foi realizada na Escola José Edvar Coelho Frota, que foi escolhida para o desenvolvimento do projeto pedagógico da PM, considerado um sucesso em Marabá e Canaã dos Carajás, no sudeste paraense.

A solenidade contou ainda com a participação do chefe da Casa Civil do Estado, Iran Lima; da deputada federal Elcione Barbalho; o coordenador-geral da Sume, tenente-coronel Leno Carmo; e do prefeito de Tailândia, Paulo Jasper, o Macarrão. O Projeto Sume integra o Programa de Ações Policiais Militares na Escola, do Departamento Geral de Educação e Cultura (DEGEC), da PMPA, e está ligado mais especificamente à Seção de Educação Física, Pesquisa, Avaliação e Colégios da PM, sendo realidade desde 2018 quando em Marabá, no Colégio Militar Rio Tocantins (CMRIO), iniciou as atividades com excelentes resultados desde então, tanto no campo da Segurança Pública quanto na melhoria relevante dos índices educacionais.

O mesmo resultado é obtido em Canaã dos Carajás, onde também há o projeto ativo na escola Ronilton Aridal. O projeto é um campo de cooperação entre a Segurança Pública e a Educação por meio de diversas atividades que são exercidas pelos policiais militares aprovados no Curso de Supervisão Militar, condição para atuar no projeto, e que colaboram sobremaneira no cotidiano da escola, no cultivo e prática de valores como respeito, amor à verdade, responsabilidade e ética.

Ele também auxilia na aproximação das famílias para o acompanhamento do desenvolvimento escolar dos alunos e mesmo para a melhoria em muitos campos do ambiente escolar, mais propício e motivador ao aprendizado, além da valorizar a autoridade docente, trabalhando a dedicação aos estudos, disciplina e cooperação, sendo referência positiva junto aos jovens estudantes.

Por Tina DeBord

Publicidade