Com cerca de 12 milhões de pessoas produzindo conteúdo, o Brasil é o segundo país em número de blogs

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Em todo o mundo, são mais de 100 milhões de blogs ativos na internet. A jornalista Marina Fuentes é responsável por um deles. Sua história online começou quando ela trabalhava na seção de gastronomia do jornal Folha de São Paulo. Em um determinado momento, Marina decidiu recorrer à plataforma para aproveitar toda a informação que apurava durante o trabalho. Claro, como não havia espaço para publicar tudo no jornal; a saída foi mesmo criar um blog…

Ainda que o seu blog não traga dinheiro diretamente, hoje a publicação faz parte da sua profissão. O “La Movida” virou uma coluna em um dos portais de gastronomia mais conceituados do país. Indiretamente, o blog serve como referência para outros trabalhos; uma espécie de portfólio – e isso, sim, traz dinheiro para o bolso dela.

“É totalmente autoral, você que faz as regras. Ao invés de fazer o lead e ir direto ao assunto, eu aproveito o blog para fazer introduções gigantes e tudo o que o jornalismo não permite muito. Marina Fuentes, jornalista e dona do blog La Movida.

No meio jornalístico, o blog surgiu como um espaço neutro onde qualquer um pudesse opinar livremente. A princípio, uma das principais características dos blogs era ser uma mídia totalmente independente. Na China, por exemplo, onde a imprensa sempre foi controlada pelo governo, os blogs serviram de alternativa para não calar o país. Por outro lado, sem saber o que fazer para tornar a atividade rentável e até por inexperiência, muitos blogueiros começaram a aceitar convites e presente em troca de publicações. Sendo mais direto, muitos blogueiros foram comprados para publicar algo de interesse de alguma marca ou companhia.

Tanto isso é verdade que recentemente, na gigante batalha por quebra de patentes entre Google e Oracle, a justiça norte-americana determinou que as empresas revelassem os nomes de jornalistas, blogueiros e comentaristas que podem constar das folhas de pagamento das companhias. A preocupação é com a possibilidade de qualquer uma das empresas ter subornado pessoas para publicar comentários sobre o caso.

Edney começou a ganhar dinheiro com blogs há mais de 10 anos. Em 2007, ele criou a primeira rede profissionais de blogs, oferecendo assessoria tecnológica e publicitária para alguns canais. Ele concorda que nem todo mundo tem ética para saber usar uma mídia livre como o blog. Mas acredita que há espaço para qualquer que queira profissionalizar a atividade.
“Na verdade o que o blog permitiu é que você criasse uma revista ou jornal com custo praticamente zero. Você só precisa talento para escrever e capacidade de criar um projeto editorial. No blog, a pessoa tem condições de desenvolver um veículo com investimento mínimo”, comenta Edney Souza, vice-presidente da Boo-Box.

Fonte: Olhar Digital