Coluna do Concurseiro

Continua depois da publicidade

Bruno-Monteiro Concurso do Tribunal de Contas do Estado do Pará – TCE/Pa

Como dito na semana passada, é grande a expectativa em torno do provável concurso a ser aberto pelo TCE/Pa para a sua área meio. A leitora Márcia Elena encaminhou mensagem ao serviço fale conosco, do próprio TCE, indagando sobre o último concurso para o cargo de Analista de Controle Externo (com remuneração em torno de R$ 11.000,00, segundo informações não oficiais). Confira a resposta do TCE, em 17.02.2012, que, por ter não caráter reservado, transcreve-se:

“Prezada, Sra. Márcia,
Bom dia. Obrigado pela sua participação no nosso serviço de “Fale conosco”.
Sobre o seu questionamento, o último concurso que teve para o cargo de Analista de Controle Externo, foi em 25/08/1993, realizado pela Unama. O edital pode ser encontrado na internet, nesta data.
Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa
Tribunal de Contas do Estado do Pará – TCE-PA
ouvidoria@tce.pa.gov.br

Nosso próximo passo é conseguir o edital!

Teste seu desempenho

Daqui em diante, estaremos transcrevendo e formulando questões de diferentes disciplinas para que os leitores do Blog testem seus conhecimentos nas mais diversas áreas cobradas em concursos públicos e vestibulares. As respostas, devidamente comentadas, serão disponibilizadas em momento oportuno, dependendo do debate.

Questão de Língua Portuguesa explorando os sentidos figurado e denotativo:

Trabalho, no mundo de hoje, não conhece geografia. As relações trabalhistas, antes perenes e objetivas, hoje se mostram em constante processo de mutação, rápidas e dinâmicas. Já vai longe o tempo em que um trabalhador iniciava e concluía sua carreira sob o teto de uma mesma empresa, assim como já ficou na história a relação quase automática entre diploma e emprego. A remodelação tecnológica e administrativa das empresas exige hoje um novo perfil de trabalhador e põe a descoberto as falhas graves de um país que veio, ao longo das últimas décadas, descuidando da educação básica de suas crianças e de seus cidadãos.

(Emilson Simões de Moura. Folha de São Paulo, 13/3/2010, com adaptações.)

De acordo com as idéias do texto, assinale a opção cujas expressões apresentam associação correta entre os sentidos figurado e denotativo:

a) “não conhece geografia” / não está circunscrito a um só lugar

b) “Já vai longe o tempo” / Perenizou-se o tempo

c) “sob o teto” / em casa

d) “já ficou na história” / mantém-se viva

e) “novo perfil” / novo contorno físico

Responda, de preferência, tecendo comentários.

Abraços,

Bruno Monteiro

8 comentários em “Coluna do Concurseiro

  1. Bruno Monteiro Responder

    Leitores,

    Valeu a participação. Segue o gabarito da questão:
    – Letra “a”.
    – Em “Trabalho, no mundo de hoje, não conhece geografia”, houve o emprego da linguagem figurada ou sentido conotativo. Há, na frase, simultaneamente duas figuras de linguagem: a prosopopéia (personificação ou metagoge) ao se atribuir ação a um ser inanimado: “o mundo de hoje não conhece geografia”, e a metonímia ao se usar uma palavra fora do seu conceito semântico normal, com uma significação contígua com o referente (geografia = mundo, o mundo inteiro). Portanto, há uma coreta associação entre o sentido conotativo (geografia) com o sentido denotativo (não está circunscrito a um só lugar, isto é, ao mundo inteiro): “Trabalho, no mundo de hoje, não conhece geografia (sentido figurado ou conotativo)” = Trabalho, no mundo de hoje, não está circunscrito a um só lugar (sentido real ou denotativo).

  2. Bruno Monteiro Responder

    Rafhael,

    Pesquisei no Diário Oficial do Estado do Pará – DOE/Pa, mas não tive sucesso, acredito que não há registro digital do ano de 1993. No entanto, encaminhei pedido ao SAC da Unama para envio do edital. Vamos aguardar…

  3. Rafhael Responder

    Professor, tentei enocntrar o último edital para analista de controle externo, mas não encontrei.

    Sobre a questão de língua portuguesa, acredito que a resposta correta é a letra B.

Deixe seu comentário

Posts relacionados